Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

COMUNICAÇÃO EM AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO NAS SÉRIES INICIAIS

Camila dos Santos de Souza, Thays Xavier de Araújo, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2013-11-13 01:30  – 02:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O campo multiplicativo é um desafio no campo do ensinar e aprender. A dificuldade de abstração em situações problema muitas vezes provoca nos alunos aversão a matemática. Assim acreditamos que a interação entre o professor e aluno é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma eficaz. Este relato visa entender como se dá o processo de comunicação na resolução de problemas do campo multiplicativo de uma turma de 5º ano do ensino fundamental. O estudo está inserido nos trabalhos de conclusão de curso das autoras e procuramos com ele entender porque os alunos escolhem determinadas maneiras para resolver problemas e porque muitas vezes não conseguem fazer a ligação entre o problema e o algoritmo.


Texto completo: PDF