COMUNICAÇÃO EM AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO NAS SÉRIES INICIAIS
Camila dos Santos de Souza, Thays Xavier de Araújo, Sandra Aparecida Fraga da Silva
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2013-11-13 01:30 – 02:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O campo multiplicativo é um desafio no campo do ensinar e aprender. A dificuldade de abstração em situações problema muitas vezes provoca nos alunos aversão a matemática. Assim acreditamos que a interação entre o professor e aluno é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma eficaz. Este relato visa entender como se dá o processo de comunicação na resolução de problemas do campo multiplicativo de uma turma de 5º ano do ensino fundamental. O estudo está inserido nos trabalhos de conclusão de curso das autoras e procuramos com ele entender porque os alunos escolhem determinadas maneiras para resolver problemas e porque muitas vezes não conseguem fazer a ligação entre o problema e o algoritmo.
Texto completo: PDF