TRANSFORMANDO O SIGNIFICADO DO SABER DOCENTE A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES
Rodolfo Chaves
Prédio: Teatro
Sala: Teatro
Data: 2013-11-14 02:30 – 03:45
Última alteração: 2013-10-29
Resumo
Historicamente o professor de Matemática é estereotipado como insensível, centralizador e conservador, tais posições impede-o de desenvolver a capacidade de ação em equipes multidisciplinares. Nosso propósito é mostrar como atividades colaborativas, desenvolvidas por professores dos ensinos Fundamental e Médio, junto a Grupos de Estudos e Pesquisas apontam mudanças significativas na prática docente, ressaltando a dimensão do professor como profissional autônomo e reflexivo. A sistemática das ações desenvolvidas neste ambiente propicia mudanças substanciais aos envolvidos que passam a entender a Matemática como ferramenta investigativa e diagnóstica, onde o avanço se dá como consequência do processo de investigação de problemas, buscando o caráter utilitário do que ensina, ajudando o aluno a compreender e organizar e transformar sua realidade.