DIVIDIR PRA QUÊ?
Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-13 06:30 – 09:00
Última alteração: 2013-11-02
Resumo
Nesta oficina, abordaremos que ideias estão envolvidas na operação de divisão. Compreender a divisão sabendo aplicá-la significativamente em situações problema, escolhendo estratégias de cálculo desempenha um papel fundamental no conhecimento matemático. É a aprendizagem de uma habilidade que se espera que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental adquiram para estudos subsequentes. As atividades que exploraremos nessa oficina fazem parte de uma sequência didática de uma pesquisa de mestrado em andamento de uma das autoras com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Também integra o repertório de atividades aplicadas numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental da autora seguinte. A finalidade deste trabalho é problematizar situações práticas com foco nos conceitos matemáticos da operação de divisão com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Texto completo: PDF