UM INTÉRPRETE E DOIS MUNDOS: DOS SURDOS E DOS OUVINTES
Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-14 03:45 – 04:45
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O presente artigo visa apresentar reflexões sobre a atuação do Intérprete Educacional (IE) nas aulas de matemática, com destaque aos obstáculos e sua relação com a disciplina de matemática. O aporte teórico para esta investigação pautou-se nas contribuições de Lacerda e Góes (2000), Lacerda (2003) e Lacerda (2009). Com base no estudo constatamos que o domínio e o conhecimento da língua de sinais, apenas, não são suficientes para o desempenho eficaz do IE na disciplina de matemática, levando-o a buscar recursos como livros, ilustrações ou outros materiais complementares para auxiliar no ensino dos surdos. Além disso, identificamos que é importante que o IE tenha conhecimento dos conteúdos matemáticos, visto que, muitas vezes ele precisa intervir ativamente, não só interpretando, mas também colaborando com exemplos e explicações referentes ao conteúdo.
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