DESENVOLVENDO O SENTIDO NUMÉRICO POR MEIO DE CÁLCULO MENTAL
Daniel Moreira dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
Prédio: Corredor C
Sala: C7
Data: 2013-11-14 03:45 – 04:45
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Neste artigo trazemos um episódio de aula, parte de um estudo exploratório, onde queríamoscompreender o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental durante resolução de problemasque envolviam adição e subtração. Para compreender a evolução dessas estratégias utilizamosalguns resultados relacionados ao sentido numérico abordados por McIntosh, Reys e Reys (1992),Lins e Gimenez (1997) e Serrazina (2012). Também nos auxiliou a concepção de cálculo mentaltrazida por Sowder (1988) e Lins e Gimenez (1997). A análise dos dados mostrou que o uso dosalgoritmos convencionais de adição e subtração era predominante também em atividades comcálculo mental, sendo necessária a estimulação de estratégias mais adequadas e flexíveis.
Texto completo: PDF