GD1 – Educação Matemática nos anos Iniciais
Análise da constituição e produção de um Grupo Colaborativo e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental | |
Simone de Melo Sessa |
O Professor Polivalente e a Construção da Linguagem Matemática: o Resgate do Ensino de Geometria, do Aspecto Experimental à Abstração do Pensamento | |
Antonia Givaldete Silva |
Um Olhar na Formação dos Conceitos de Divisão | |
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva |
Um Diagnóstico de Estratégias Espontâneas de Cálculo Mental | |
Daniel Moreira dos Santos |
GD2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas | |
Tarcísio Rocha dos Santos |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: Equações no Ensino Fundamental | |
Antonia Zulmira Silva |
Uma Significação do Conceito de Função Baseado em Experiências da Vida de Alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental | |
Francislene Sales |
ABORDANDO GEOMETRIA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
Fernanda Eloisa Schmitt |
GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio
Provas e Demonstrações Matemáticas: usando o trabalho colaborativo como fio condutor para uma nova visão do resgate significativo destas ferramentas | |
Marconi Coelho Santos |
Formulação e Resolução de Problemas Geométricos a partir de Materiais Manipuláveis | |
Samilly Alexandre Souza |
Livros Didáticos e uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Funções | |
Rodrigo Ernesto Schroer |
Um Diagnóstico da Aprendizagem das Elipses no Ensino Médio | |
José Cícero Santos |
GD4 – Educação Matemática no Ensino Superior
Formação de Jornalistas e Matemática: contextos e aproximações | |
Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
Mapeamento da Disciplina de Análise nos Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil e uma Proposta de Plano de Ensino | |
Luciano Duarte Silva |
GD5 – História da Matemática e Cultura
O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa | |
Cássia Aline Schuck |
A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas | |
Clovis Lisboa Santos |
A Matemática no Conselho Federal de Educação: Resgate de uma trajetória e as concepções sobre uma disciplina. | |
Everaldo Paulo da Silva |
Curso de Matemática no Espírito Santo: os primeiros vestígios de uma formação superior específica para professores de matemática | |
Marina Gomes dos Santos |
A Matemática para os Futuros Comerciantes na Cidade de São Luís do Século XIX | |
Waléria Soares |
GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
Provas e Demonstrações na Aprendizagem da Geometria no Ensino Médio Utilizando o Aplicativo GeoGebra | |
Marcella Luanna Silva Lima |
VMT-Chat e Licenciandos em Pedagogia: estudo das interações virtuais na resolução de tarefas de combinatória | |
Aline Terra Salles |
Um Olhar Reflexivo na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Básico por meio da Educação Online | |
Adriana Santos Sousa |
Ensino da Estatística na Educação Básica: Ferramenta Computacional como proposta para o processo pedagógico | |
José Carlos Coelho Saraiva |
GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática
Fragmentos do Magistério: sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática na Região de São José do Rio Preto/SP | |
Marinéia Santos Silva |
Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH): investigação de suas potencialidades na formação de professores de matemática | |
marcos roberto da silva |
Licenciandos em Matemática: Concepções, Memórias e Escolha Profissional | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
Refletindo a Partir da Prática e da Formação Inicial: Contribuições da Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos no Estágio Supervisionado | |
Mirian Raquel Alves da Silva |
Jogos de Combinatória: Uma proposta para a formação inicial de professores | |
Jose Carlos Thompson Silva |
A Formação Matemática no Curso de Pedagogia: algumas reflexões | |
Patrícia Corrêa Santos |
Interlocuções entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e a constituição do sujeito infantil contemporâneo | |
Alice Stephanie Tapia Sartori |
O Trabalho com a Análise da Produção Escrita: Uma (Re)Construção de Conhecimentos Específicos de Professores de Matemática | |
Darlysson Wesley da Silva |
Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID | |
Euléssia Costa Silva |
A Influência das Políticas Públicas na Formação Docente no Ensino da Matemática. | |
Michele Souza Silveira |
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre Práticas Avaliativas nos Cursos de Licenciatura em Matemática | |
Nilson de Matos Silva |
Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino. | |
Neiva Nazareth Silva |
A Formação do Professor de Matemática: Um Estudo Sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Números Racionais. | |
Debora Silva Souza |
GD8 – Avaliação em Educação Matemática
Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições | |
Deise Maria Xavier de Barros Souza |
Relação do Estudo de Perfil Conceitual e a Elaboração de Avaliações sobre Equações | |
Thais Helena Inglêz Silva |
GD9 – Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
A Teoria das Inteligências Múltiplas em uma Abordagem Educacional para a Aprendizagem dos Conceitos de Fração | |
Liliane Giglio Canelhas de Abreu Segeti |
GD10 – Modelagem Matemática
TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMATICA | |
Angela Afonsina Souza Barbosa |
Potencialidades da Modelagem Matemática na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio Politécnico. | |
Rodrigo Soares Saraiva |
GD11 – Filosofia da Educação Matemática
Paradoxo de Zenão: Complementaridade entre diferentes interpretações e negação das interpretações | |
Lúcia Cristina Silveira Monteiro |
GD12 – Educação Matemática e Inclusão
Surdos e Ouvintes operando frações: semelhanças, diferenças? | |
ELIZABETE L DA SILVA |
Aprender Matemática brincando: um jogo de razão e proporção para videntes e cegos | |
Natalia Souza |
Reelaboração de materiais didáticos de matemática a partir de interações e diálogos com educandos Jovens e Adultos | |
André Vicente Salazar |
Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática | |
Marcia Brandão Santos Cade |
GD13 – Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
Ensino de Probabilidade e Estatística: o Mapeamento da Pesquisa no Brasil | |
Rodrigo Medeiros dos Santos |
Estudantes manipulando dados com o Software Tinkerplots: um foco na compreensão de probabilidade | |
Gleidson Oliveira Souza |
Análise da construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade | |
Flávia Batista Santos |
Apoio | Realização |
| |