Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

GD1 – Educação Matemática nos anos Iniciais

Análise da constituição e produção de um Grupo Colaborativo e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental
Simone de Melo Sessa
O Professor Polivalente e a Construção da Linguagem Matemática: o Resgate do Ensino de Geometria, do Aspecto Experimental à Abstração do Pensamento
Antonia Givaldete Silva
Um Olhar na Formação dos Conceitos de Divisão
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva
Um Diagnóstico de Estratégias Espontâneas de Cálculo Mental
Daniel Moreira dos Santos

GD2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas
Tarcísio Rocha dos Santos
PENSAMENTO ALGÉBRICO: Equações no Ensino Fundamental
Antonia Zulmira Silva
Uma Significação do Conceito de Função Baseado em Experiências da Vida de Alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental
Francislene Sales
ABORDANDO GEOMETRIA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Fernanda Eloisa Schmitt
Gestão escolar e educação matemática: a importância do gestor escolar público municipal como implementador da educação para o consumo consciente e da educação fiscal na comunidade escolar.
Roberto Mendonça Silva

GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio

Provas e Demonstrações Matemáticas: usando o trabalho colaborativo como fio condutor para uma nova visão do resgate significativo destas ferramentas
Marconi Coelho Santos
Formulação e Resolução de Problemas Geométricos a partir de Materiais Manipuláveis
Samilly Alexandre Souza
Livros Didáticos e uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Funções
Rodrigo Ernesto Schroer
Um Diagnóstico da Aprendizagem das Elipses no Ensino Médio
José Cícero Santos

GD4 – Educação Matemática no Ensino Superior

Formação de Jornalistas e Matemática: contextos e aproximações
Luciana Hiromi Yamada da Silveira
Mapeamento da Disciplina de Análise nos Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil e uma Proposta de Plano de Ensino
Luciano Duarte Silva

GD5 – História da Matemática e Cultura

O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa
Cássia Aline Schuck
A História da Matemática no Processo Educativo: concepções e perspectivas
Clovis Lisboa Santos
A Matemática no Conselho Federal de Educação: Resgate de uma trajetória e as concepções sobre uma disciplina.
Everaldo Paulo da Silva
Curso de Matemática no Espírito Santo: os primeiros vestígios de uma formação superior específica para professores de matemática
Marina Gomes dos Santos
A Matemática para os Futuros Comerciantes na Cidade de São Luís do Século XIX
Waléria Soares

GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância

Provas e Demonstrações na Aprendizagem da Geometria no Ensino Médio Utilizando o Aplicativo GeoGebra
Marcella Luanna Silva Lima
VMT-Chat e Licenciandos em Pedagogia: estudo das interações virtuais na resolução de tarefas de combinatória
Aline Terra Salles
Um Olhar Reflexivo na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Básico por meio da Educação Online
Adriana Santos Sousa
Ensino da Estatística na Educação Básica: Ferramenta Computacional como proposta para o processo pedagógico
José Carlos Coelho Saraiva

GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática

Fragmentos do Magistério: sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática na Região de São José do Rio Preto/SP
Marinéia Santos Silva
Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH): investigação de suas potencialidades na formação de professores de matemática
marcos roberto da silva
Licenciandos em Matemática: Concepções, Memórias e Escolha Profissional
Thaís Leal da Cruz Silva
Refletindo a Partir da Prática e da Formação Inicial: Contribuições da Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos no Estágio Supervisionado
Mirian Raquel Alves da Silva
Jogos de Combinatória: Uma proposta para a formação inicial de professores
Jose Carlos Thompson Silva
A Formação Matemática no Curso de Pedagogia: algumas reflexões
Patrícia Corrêa Santos
Interlocuções entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e a constituição do sujeito infantil contemporâneo
Alice Stephanie Tapia Sartori
O Trabalho com a Análise da Produção Escrita: Uma (Re)Construção de Conhecimentos Específicos de Professores de Matemática
Darlysson Wesley da Silva
Refletindo sobre a Formação Inicial e o Ensino-Aprendizagem de Álgebra a partir da Experiência no PIBID
Euléssia Costa Silva
A Influência das Políticas Públicas na Formação Docente no Ensino da Matemática.
Michele Souza Silveira
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre Práticas Avaliativas nos Cursos de Licenciatura em Matemática
Nilson de Matos Silva
Princípios e práticas de organização na formação de professores que ensinam matemática: elementos de apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino.
Neiva Nazareth Silva
A Formação do Professor de Matemática: Um Estudo Sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Números Racionais.
Debora Silva Souza

GD8 – Avaliação em Educação Matemática

Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições
Deise Maria Xavier de Barros Souza
Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais na Avaliação do SARESP/Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
Rosivaldo Severino dos Santos
Relação do Estudo de Perfil Conceitual e a Elaboração de Avaliações sobre Equações
Thais Helena Inglêz Silva

GD9 – Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

A Teoria das Inteligências Múltiplas em uma Abordagem Educacional para a Aprendizagem dos Conceitos de Fração
Liliane Giglio Canelhas de Abreu Segeti

GD10 – Modelagem Matemática

TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMATICA
Angela Afonsina Souza Barbosa
Potencialidades da Modelagem Matemática na construção do conhecimento matemático no Ensino Médio Politécnico.
Rodrigo Soares Saraiva

GD11 – Filosofia da Educação Matemática

Paradoxo de Zenão: Complementaridade entre diferentes interpretações e negação das interpretações
Lúcia Cristina Silveira Monteiro

GD12 – Educação Matemática e Inclusão

Surdos e Ouvintes operando frações: semelhanças, diferenças?
ELIZABETE L DA SILVA
Aprender Matemática brincando: um jogo de razão e proporção para videntes e cegos
Natalia Souza
Reelaboração de materiais didáticos de matemática a partir de interações e diálogos com educandos Jovens e Adultos
André Vicente Salazar
Percepção dos Alunos sobre a Inclusão no Proeja através do Material Didático de Matemática
Marcia Brandão Santos Cade

GD13 – Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental

Ensino de Probabilidade e Estatística: o Mapeamento da Pesquisa no Brasil
Rodrigo Medeiros dos Santos
Estudantes manipulando dados com o Software Tinkerplots: um foco na compreensão de probabilidade
Gleidson Oliveira Souza
Análise da construção de Pictogramas no contexto da aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade
Flávia Batista Santos


Apoio
Realização
CNPq                 Ifes
UFES                 Ifes