RELATO DE EXPERIÊNCIA
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Tiago Bissi, Lígia Arantes Sad |
A MARATONA NO PIBID/MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA | |
Anna Christina Alcoforado Corrêa, Weverton Augusto da Vitória |
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A GEOMETRIA E A CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS | |
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva, Miguel Arcanjo Favoretti |
DIÁLOGOS SOBRE A MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE TEMPO INTEGRAL | |
Adriana Piumatti de Oliveira, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS | |
Ozirlei Tereza Marcilino, Lidiane Lahass |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS APRESENTADAS NO PME 38 | |
Sabrine Costa Oliveira, Lauro Chagas e Sá |
MATEMÁTICA E ARTE: ESTUDANDO ISOMETRIAS E PAVIMENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Elcio Pasolini Milli, Danuza Bermond Equer, Julia Shaetzle Wrobel, Jessica Schultz Kuster |
MULTIBASE: INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA RESOLUÇÃO DAS QUARTRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS | |
Vito Rodrigues Franzosi |
(RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA OS ANOS INICIAIS: UMA OFICINA MINISTRADA NO SEMINÁRIO DO PNAIC | |
Roberta Resurreição Souza, Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PAVIMENTAÇÃO E ESCHER PARA TURMA DO 6º ANO | |
Jéssica Schultz Kuster |
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO FAMÍLIA DE FUNÇÕES | |
Talita Moraes Modolo, Jean Geraldo Comper, Daniele Buzigini Pinto Barbiere, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Anderson José Silva, Luanda Carvalho da Silva, Hélio Rosetti Júnior |
DIÁLOGO PROPOSTO ENTRE GEOMETRIA E EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Ana Ligia Teixeira |
SIMETRIA E ORNAMENTOS NO PLANO EUCLIDIANO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Luiza Vasconcelos Coimbra |
O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE NÚMEROS RAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
APLICAÇÃO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA USANDO CALCULADORA SEM ALGUMAS TECLAS EM TURMAS DE 8ª SÉRIE | |
Weverton Augusto da Vitória, Emanuele Molinaro, Ingrid Lorena Lima Peterli, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
SENSO NUMÉRICO: UM DOS FATORES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Augusto Cesar Machado Ramos |
A ARTE DE CONTAR OS NÚMEROS | |
Jose Carlos Thompson Silva, Jessica Galon da Silva |
O PROBLEMA DOS QUATRO QUATROS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO | |
Carlos Alberto Afonso de Almeida Junior, Mirian Gelli da Costa Andrade |
FLUXO DE CAIXA PESSOAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE CAFÉ | |
Alexsandra Alves Pereira, Hélio Rosetti Junior |
COMO ENSINAR UM CONTEÚDO DE GEOMETRIA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO | |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM JUROS NO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira |
VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO: UM CAMINHO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA: TRABALHANDO COM O TANGRAM | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE TEORIA DE GRAFOS | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MATEMÁTICA EM CENA: APRENDIZAGENS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO NA MONTAGEM E ENCENAÇÓES DE PEÇAS DO TEATRO MATEMÁTICO | |
Alvarito Mendes Filho |
DOMINÓ LOGARITMOS UMA ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DE PROEJA | |
Patrick Storch Sorio |
A DIFICULDADE EM LECIONAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE VITÓRIA/ES: UM ESTUDO DE CASO | |
Ricardo Eduardo Amaro |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA NO 6º ANO | |
Renan Oliveira Altoé |
FUNÇÃO QUADRÁTICA: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Patrick Storch Sorio |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA DE DIVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS | |
Dayane Souza Gomes |
A PREPARAÇÃO PARA OBMEP | |
Cassiano Louzada, Rafael Faria Boia, Marcelo Alves Santos, Pollyana Oliveira Miranda Pedrazzi, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
APRENDENDO FUNÇÃO EXPONENCIAL COM DOBRADURAS E O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Marilete Batista Vitória, Jady Ogioni Coelho |
A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMATICA | |
Solange Taranto Reis |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO: BUSCANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli |
ESTUDO DE NOÇÕES DE SEMELHANÇA COM AUXÍLIO DO TELEFONE CELULAR | |
Rafael Silva Ribeiro |
EMOÇÕES AO COMPREENDER UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO DIVISÃO | |
Zleinda Schultz Kuster |
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO DE VARIÁVEL NA ÁLGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA | |
Mirian Angeli |
DEMONSTRAÇÃO GEOMÉTRICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
Marilete Batista Vitória, Weverton Augusto da Vitória, Antonio Henrique Pinto |
MANCALA: USO DO LÚDICO NO ENSINO MÉDIO | |
Priscilla Casteluber, Ariel Wesley Soares, Waldiléria Silva Viana |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID É UMA EXPERIÊNCIA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Vanderleia Baldo, Cleverton Hoffmann, Julio Jacinto Pereira, Ruy Piehowiak, Gilberto Mazoco Jubini |
COMPREENDENDO OS NÚMEROS INTEIROS E SUAS OPERAÇÕES POR MEIO DE MATERIAL CONCRETO | |
Ellen Martins, Luiza Vasconcelos Coimbra |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES | |
Clarice Segantini, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS. | |
Leandro Marin |
CONTRIBUIÇÕES DA MARATONA DO PIBID NO ENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS | |
Rômulo Lima Curcio, Vinícius Procópio Salvador, Bruna Fernanda Almeida de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE ELETROTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AULA DE PROJEÇÃO ORTOGONAL | |
Janaina Carneiro Marques, Priscila de Souza Chisté |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOB OUTRA PERSPECTIVA | |
Ana Claudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
MATEMÁTICA NO CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | |
Marilete Batista Vitória, Talita Moraes Modolo, Dilza Côco |
ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Jackeline Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior |
CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Weverton Augusto da Vitória, Milza Mara Terra, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ALTAS HABILIDADES NA SALA DE AULA | |
Cassiano Louzada, Thais de Souza Santos, Thalita Brum Rosário, Pollyana Oliveira Miranda Pedrazzi, Maria Laucinéia Carari |
REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA EJA | |
Mariana dos Santos Cezar, José Gleydson Camata |
POSTER
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DOS NÚMEROS COMPLEXOS: UM RESGATE HISTÓRICO DE CARDANO A GAUSS | |
Nilson Alves da Silva, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO | |
Michelli Rodrigues Moreira, Mayara Caetano Calabrez, Alba Valeria de Sousa Mota |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O COTIDIANO COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE JURO COMPOSTO | |
Diana dos Santos Machado, Raphael Stafanato Boeno, Ronaldo de Andrade, Tatiana Delesporte |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDIGENAS E A EDUCAÇÃO MATEMATICA CRÍTICA: UM OLHAR MULTICULTURAL | |
Lidiane Lahass, Jonisario Littig |
INTRODUÇÃO DE POTENCIAÇÃO COM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
Ebenezer Lopes Ferreira, Gerliane Martins Cosme, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MOCINHA OU VILÃ? ANALISANDO O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Elizangela Tonelli, Joao Orides Marques martins |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA NOVA PERSPECTIVA NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE 1ºGRAU NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO O MÉTODO DE CRAMER | |
Célio Moacir dos Santos, Saulo Henrique Proscholdt |
USO DO SKETCHUP PARA O ENTENDIMENTO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Welerson Penna Guedes, Elizangela Tonelli, Jorge Henrique Gualandi |
INTERATIVIDADE NA IN-FORMAÇÃO DO PNAIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA AOS PROFESSORES DE 1º AO 3º ANO: BLOG | |
Náysa Taboada |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Raphael Stafanato Boeno, Maria Aparecida Silva de Souza |
DIAGNOSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rafael Faria Boia, Marcelo Alves Santos, Pollyana Oliveira Pedrazzi |
MEDIÇÃO DE VAZÃO EM RIOS | |
Marcio Pereira Amaral, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Eduardo de Oliveira Lima, Dilza Coco, Lourenço Gonçalves Junior |
ESCOLARIZAÇÃO EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: RELATOS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto |
CAIXA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA DESENCAIXAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Lucecléia da Silva Duarte Silva |
APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE UMA ALUNA AUTISTA | |
Danielly Fraga Santana, Edmar Reis Thiengo |
AULA, DÚVIDAS E DIÁLOGOS SOBRE EQUAÇÕES DO 2º GRAU | |
Carlos André Muniz de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E CÁLCULO DE VOLUME | |
Anderson Oliveira Gadioli, Elvira Pádua Lovatte, Jocélia Abreu Barcellos |
ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE À APLICAÇÃO DE UM PROBLEMA DO PISA 2012 | |
Priscilla Moll Faria Rossmann, Julia Schaetzle Wrobel |
OS RECURSOS UTILIZADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DE UMA TURMA DE 8ª ETAPA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA | |
Jeane Tomaz de Oliveira Majoni, Maria Angela Coser |
O JOGO SENHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS MÉTODOS DE CONTAGEM | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino |
AULA PRÁTICO-TEÓRICA GEOMETRIA PLANA: ÁREA DE FIGURAS | |
Carina Costa Macedo, Rayana Pastro Bolzan |
A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO | |
Vanderleia Baldo, Ruy Piehowiak |
ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE ATIVIDADES ENVOLVENDO NÚMEROS INTEIROS DE ALUNOS DO 7º ANO | |
Jéssica Monteiro Falquetto, Edmar Reis Thiengo |
GEOMETRIA NAS PROFISSÕES | |
Luanda Carvalho da Silva Nacimento, Solange Taranto Reis, Romulo Augusto Machado Neto, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
RESOLUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Anderson Oliveira Gadioli, Elvira Pádua Lovatte, Jocélia Abreu Barcellos |
EXPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS COM O JOGO FOLIA MATEMÁTICA | |
Alex Muller Amorim, Leandro Everton Alves Costa, Rodrigo Ferreira Peres, Matheus Ribeiro de Oliveira |
POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA | |
Talita Moraes Modolo, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O JOGO COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. | |
Hercules Fernandes Mariano, Rayana Bolzan Pastro, Carina Costa Macedo, Tatiana Delesposte, Maria Laucinéia Carari |
A LENDA DO JOGO DE XADREZ SIMULTANEAMENTE AO ENSINO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO | |
Rayara Barroca Silva, Ariel Wesley Soares |
PRODUÇÃO DE JOGOS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | |
Weverton Augusto da Vitória, Emanuele Molinaro, Ingrid Lorena Lima Peterli, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FEIRA DE MATEMÁTICA
A RAZÃO ÁUREA EM LOGOMARCAS DE ORGANIZAÇÕES ATUANTES NO BRASIL | |
Hugo Pereira Stocler, Reziele Maria Malavasi, Lauro Chagas e Sá |
AS ABELHAS SABEM MATEMÁTICA | |
Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Isabela Luiza Noronha Freitas, Lívia Correia dos Santos, Kantuta Michelle Maia Moya, Ana Beatriz Felix, Maira Pereira |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM SABÃO DE BARRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE QUÍMICA E MATEMÁTICA | |
Lilyane Gonzaga Figueiredo, Admildo Costa de Freitas |
DOS CHINESES AOS FRACTAIS: O CASO DO TRIÂNGULO ARITMÉTICO | |
Claudia Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araujo Victor, Cristiane Erlacher |
MATEMÁTICA E ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS UTILIZADAS NAS OBRAS DE ESCHER | |
Jacy Bruno Sotele, Thaina Bonfá, Lauro Chagas e Sá |
O USO DA PLATAFORMA ADAPTATIVA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE MATEMÁTICA E O IMPACTO NAS AVALIAÇÕES | |
Tiago Delpupo Mognhol, Thalya Busato Beltrame |
TEORIA DE GRAFOS PARA O ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MAQUETES ELETRÔNICAS | |
Esther Bimbato Bressanelli, Jonathas Queiroz Ribeiro Moraes, Sáhra de Almeida Metzker, Thierry Candido Pinto, Lauro Chagas e Sá |
TESSELAÇÕES DE ESCHER E A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO EUCLIDIANO | |
Claudia Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araújo Victor, Higor Soares Majori |
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO | |
Clariana Martinelli Silva, Lucas Pagung da Silva |
VERIFICAÇÃO DAS TAXAS DE INFLAÇÃO E OS ÍNDICES DE PREÇO NA CIDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES | |
Rogério Dela Costa Garcia, Tiago Delpulpo Mognhol, Lucas Lousada Pereira, João Gomes da Silveira, Andressa Fiosesi Altoé |
MINICURSO
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS UTILIZANDO COMANDOS DO SOFTWARE GEOGEBRA: CONSTRUINDO O JOGO DO 15 | |
Vito Rodrigues Franzosi |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DO GEOPLANO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA | |
Sabrine Costa Oliveira, Livia Oliveira Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EXPERIMENTOS DE PROBABILIDADE COM O KIT "CERTEZAS DO ACASO" DO PROJETO "AS AVENTURAS NA CIÊNCIA" | |
Stevão Carneiro Sousa, Rodolfo Chaves |
GEOGEBRA E GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA: CONCEITOS BÁSICOS | |
Ariel Wesley Soares, Waldiléria Silva Viana, Priscila Carvalho Casteluber |
O SIGNIFICADO GRÁFICO DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU | |
Patrick Storch Sorio, João Paulo Milanezi |
RESOLUÇÃO COMPUTACIONAL DE PROBLEMAS DE PROBABILIDADE | |
Lucio Souza Fassarella |
TRABALHANDO POLINÔMIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE JOGOS | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Euléssia Costa Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO | |
Michel Guerra de Souza, Douglas Araújo Victor, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
GRANDEZAS E MEDIDAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR | |
Karla de Almeida Brandão, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
O JOGO E A MATEMÁTICA: COMBINANDO POSSIBILIDADES | |
Jose Carlos Thompson Silva |
GEOMETRIA E ORIGAMI – CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS ENVOLVENDO POLÍGONOS | |
Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Emanuele Molinaro |
GEOMETRIA HIPERBÓLICA A PARTIR DO MODELO DE POINCARÉ | |
Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Eduardo de Oliveira Lima, Marcio Pereira Amaral, Michel Guerra de Souza, Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni |
O USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA FACILITAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
UMA ABORDAGEM DINÂMICA DE TEOREMAS CLÁSSICOS DA GEOMETRIA GREGA | |
Fábio Ferreira de Araújo, Margareth Mara Corrêa da Silva, Jefferson Araújo dos Santos |
MINICURSO DE ESQUADREJAMENTO E CUBAÇÃO DE POLÍGONOS | |
Weverton Augusto da Vitória, Rodolfo Chaves |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: “MATEMATIZANDO COM LITERATURA" | |
Marinalva C. Souza, Dilza Côco |
OTIMIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: DAS EMBALAGENS DE BISCOITO ÀS BOLHAS DE SABÃO | |
Rafael Filipe Novoa Vaz, Thiago Salvador Pacheco Chagas |
TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS | |
Wanessa Coelho Badke, Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS A PARTIR DA MEDIDA DE SEGMENTOS | |
Geraldo Claudio Broetto |
OFICINA
GEOMETRIA HIPERBÓLICA - PRIMEIROS CONCEITOS | |
Eduardo de Oliveira Lima, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Marcio Pereira Amaral, Michel Guerra de Souza, Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni |
OFICINA DE PIPAS TETRAÉDRICAS | |
Erika Ruggio de Sousa Figueiredo, Maxwel Soares de Oliveira, Julia Schaetzle Wrobel |
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES ENVOLVENDO A IDEIA PARTE TODO COM FICHAS COLORIDAS | |
Ebenezer Lopes Ferreira, Carlos Andre |
ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE LIMITES | |
Marcio Pereira Amaral, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Eduardo de Oliveira Lima, Lourenço Gonçalves Junior |
REVISANDO FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGO | |
Talita Moraes Modolo, Jean Geraldo Comper, Daniele Buzigini Pinto Barbiere, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CONSTRUÇÃO DO TEODOLITO E SUAS APLICAÇÕES NA TRIGONOMETRIA | |
D'ely Yara Silva, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Luiz Otávio Abi-acl Almeida, Shayane Patielle Gomes dos Santos |
Apoio | Realização | ||