Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Raphael Stafanato Boeno, Maria Aparecida Silva de Souza

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9
Data: 2015-05-28 03:00  – 04:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


A formação inicial de professores é um tema bem discutido atualmente. Isso porque há uma convicção de que é fundamental formar profissionais com o intuito de atender as demandas da sociedade; capacitados para administrar as reais situações provenientes de uma sala de aula; mediar de forma competente o processo de ensinagem; ser capaz de refletir sobre a prática docente e que experiencie no próprio curso superior condições para o exercício da docência. Para tanto, o governo federal, ainda que de forma tímida, tem investido na formação inicial de licenciandos, através de programas e parceiras com instituições de ensino superior (IES). Enquadra-se nesse contexto o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), uma iniciativa recente e significante do governo federal em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre as suas finalidades busca-se incentivar, aperfeiçoar e valorizar a formação inicial de licenciandos para a educação básica. Esse programa permite ao graduando em licenciatura ser inserido já no inicio de sua formação acadêmica no contexto das escolas públicas e experienciar as reais situações provenientes de uma sala de aula, sob a orientação de um docente supervisor. Diante disso, esse estudo teve por finalidade identificar as contribuições do Pibid para o aperfeiçoamento da formação inicial de licenciandos em matemática. O levantamento dos dados necessários para este estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo, não-probabilística, de caráter qualitativo, com 10 bolsistas em licenciatura em matemática inseridos no Pibid, distribuídos em 6 pólos. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. As justificativas das respostas foram categorizadas, comparadas e utilizadas para melhor compreender o objeto em questão. A inserção do graduando em licenciatura na ambiência escolar, por meio do Pibid, o oportuniza experienciar a realidade do provável futuro local de trabalho, bem como o surgimento de reflexões sobre o processo educacional e a própria formação acadêmica do futuro docente. O programa proporciona o entendimento sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes em relação à matemática, juntamente com a possibilidade do próprio bolsista buscar metodologias para facilitar o processo de ensinagem.

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