Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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RESOLUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anderson Oliveira Gadioli, Elvira Pádua Lovatte, Jocélia Abreu Barcellos

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 7
Data: 2015-05-28 03:00  – 04:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


A perspectiva de Educação Matemática dever ser pautada na resolução de problemas. De acordo com G. Polya, “uma grande descoberta resolve um grande problema. Mas há sempre alguma descoberta na resolução de qualquer problema. Este pode até ser modesto, mas se desafiar a curiosidade e se puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios experimentará o prazer e o triunfo da descoberta. A problematização constante, o incentivo à reflexão, análise e persistência diante de situações-problema são alicerces para se alcançar a aprendizagem em Matemática. Os benefícios do trabalho de elaboração e resolução de problemas são, dentre outros: permitir ao professor analisar o material produzido pelos alunos e traçar estratégias para intervir nesse processo; favorecer a avaliação da aprendizagem em processo; possibilitar aos alunos a reflexão e o registro de suas percepções e conclusões. Segundo K. Smole, “aprende matemática quem tem chance de pensar e de se colocar em ação cognitivamente em situações especialmente planejadas para a construção de novas ideias e de novos procedimentos matemáticos”. Ao analisar o desempenho dos alunos, percebe-se que muitos deles apresentam dificuldades para interpretar enunciados; questionam os professores sobre a operação a ser utilizada para resolver um problema; apresentam resistência e dificuldade no registro do pensamento; raramente refletem e analisam o que fizeram; produzem situações-problema sem enfatizar o pensamento e a linguagem matemática. É sob esta ótica, que propomos uma sequência de ações no trabalho de elaboração e resolução de situações-problema a serem realizadas durante todo o ano letivo. O foco dessas ações está em possibilitar ao aluno a aprendizagem matemática, o desenvolvimento de procedimentos e formas de pensar, ler, interpretar e produzir em Matemática e em outras áreas de conhecimento. Esta proposta de trabalho é destinada ao 2o ano, mas pode ser estendida para as outras séries do Ensino Fundamental, incluindo objetivos, habilidades e conteúdos correspondentes a cada série, obedecendo uma sequência gradual de dificuldades. Os objetivos específicos dessas ações didáticas são desenvolver o raciocínio matemático para auxiliar na compreensão de informações gerais, melhorar o desempenho dos alunos relacionado a elaboração e resolução de problemas, pensamento e linguagem matemática; possibilitar ao aluno a análise, a reflexão e o registro de sua linha de raciocínio. O trabalho pode ser realizado durante todo o ano letivo contemplando uma etapa em cada mês. Durante o trabalho deseja-se observar melhora significativa no pensar matemático dos alunos; na sequencia lógica de ações ao formular uma situação problema e na criação de um esquema para resolução dos mesmos. Com este projeto os alunos poderão trabalhar as etapas para resolução de um problema matemático de forma lúdica e com significado.

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