Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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A ARTE DE CONTAR OS NÚMEROS

Jose Carlos Thompson Silva, Jessica Galon da Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2015-05-29 03:40  – 04:00
Última alteração: 2015-11-14

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma integração entre as disciplinas de Matemática e Arte realizado com trinta e oito alunos de uma turma de primeiro ano do turno matutino, numa escola do Ensino Médio,localizada no município da Serra no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de trazer um resgate histórico de sistemas de contagem e artístico de algumas civilizações. Os alunos foram organizados em oito grupos de quatro ou cinco componentes que ficaram responsáveis por temas sobre o sistema de numeração e desenvolveram a atividade em três etapas. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa sobre A contagem Primitiva, Números Digitais e Escritos, Os Sistemas de Numeração Egípcio, Babilônico, Romano, Chinês-Japonês, Grego, Maia e sobre os elementos pictóricos que compõem a cultura das civilizações que foram tratados por cada grupo. A segunda etapa foi a de apresentação feita pelos grupos por meio de lâminas e de atividades elaboradas ou adaptadas pelos discentes envolvendo os temas pesquisados e resolvidas pelos colegas de outros grupos em sala de aula com mediação do professor de matemática e Arte. Para essa etapa foram utilizadas seis aulas de cinquenta e cinco minutos. A terceira etapa foi realizada em quatro aulas de cinqüenta e cinco minutos e teve como objetivo a produção artística por meio de pintura em cerâmica industrial de revestimento de parede e tinta acrílica, remontando a história cultural e artística das civilizações estudadas. Os resultados apresentados mostram que os estudantes conheceram a história sobre o sistema de numeração e compreenderam a construção da representação numérica e suas implicações no sistema posicional além de desenvolverem técnicas de pintura e conhecimento sobre culturas de povos remotos. O trabalho realizado permite que outras pesquisas possam ser desenvolvidas, tais como a relação da escrita e da linguagem matemática em diferentes registros, assim como o reaproveitamento de cerâmicas para o favorecimento da sustentabilidade e de pesquisa no ensino de matemática financeira em termos de custos e benefícios.

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