Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONTRIBUIÇÕES DA MARATONA DO PIBID NO ENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS

Rômulo Lima Curcio, Vinícius Procópio Salvador, Bruna Fernanda Almeida de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-27 08:10  – 08:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


Este trabalho relata uma experiência de alunos do curso de Licenciatura em Matemática em atividades extraclasse com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Estado do Espírito Santo e seus benefícios no processo ensino aprendizado. Percebe-se que práticas que saiam das rotinas, que levem os alunos a buscarem outras alternativas pode despertar o interesse de alunos no trabalho em grupo, pois, como sabemos, muitos professores encontram dificuldades em fazer com que os alunos se interessem em aprender, em estudar e em participar das aulas. Utilizamos como exemplo de atividade extraclasse a Maratona do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Matemática realizada no ano de 2014. A Maratona do PIBID ocorre em forma de competição onde todas as turmas do turno no qual o PIBID funciona disputam coletivamente respondendo perguntas de conhecimentos específicos da disciplina de matemática, em especial questões de raciocínio lógico. A Maratona acontece em duas etapas, onde a primeira tem duração de 3 dias com as turmas realizando uma prova escrita de raciocínio lógico com duração de 25 minutos, e a segunda etapa acontece no último dia, no formato de disputa entre as turmas vencedoras da primeira etapa “Torta na Cara”. Tivemos a oportunidade de trabalhar em algumas escolas e assim a atividade foi realizado tanto com alunos do ensino fundamental como com alunos do ensino médio. Percebemos que a maratona de matemática proporcionou o envolvimento de todas as turmas das escolas participantes, parecido com o que vemos em competições esportivas, com espírito esportivo, gritos de guerra e trabalho em equipe. Deste modo, durante o acompanhamento da maratona concluímos que com a realização de uma atividade extraclasse, os próprios alunos demonstraram estar dispostos a estudar e aprender procurando se envolver com atividades matemáticas, mas também de forma divertida e diferenciada. Com esta experiência verificamos que seria interessante apresentar essas emoções e sentimentos demonstrados pelos alunos, para compartilharmos a certeza de que a disciplina matemática pode se tornar interessante, principalmente quando em alguns momentos saímos do modelo tradicional de ensino e passamos a adotar outras maneiras de construir o conhecimento. Destacamos que estas análises são decorrentes de atuações em duas escolas diferentes, uma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Porém, em ambas notamos que o envolvimento dos alunos foi satisfatório.

Texto completo: PDF