CONTRIBUIÇÕES DA MARATONA DO PIBID NO ENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS
Rômulo Lima Curcio, Vinícius Procópio Salvador, Bruna Fernanda Almeida de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-27 08:10 – 08:30
Última alteração: 2015-05-10
Resumo
Este trabalho relata uma experiência de alunos do curso de Licenciatura em Matemática em atividades extraclasse com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Estado do Espírito Santo e seus benefícios no processo ensino aprendizado. Percebe-se que práticas que saiam das rotinas, que levem os alunos a buscarem outras alternativas pode despertar o interesse de alunos no trabalho em grupo, pois, como sabemos, muitos professores encontram dificuldades em fazer com que os alunos se interessem em aprender, em estudar e em participar das aulas. Utilizamos como exemplo de atividade extraclasse a Maratona do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Matemática realizada no ano de 2014. A Maratona do PIBID ocorre em forma de competição onde todas as turmas do turno no qual o PIBID funciona disputam coletivamente respondendo perguntas de conhecimentos específicos da disciplina de matemática, em especial questões de raciocínio lógico. A Maratona acontece em duas etapas, onde a primeira tem duração de 3 dias com as turmas realizando uma prova escrita de raciocínio lógico com duração de 25 minutos, e a segunda etapa acontece no último dia, no formato de disputa entre as turmas vencedoras da primeira etapa “Torta na Cara”. Tivemos a oportunidade de trabalhar em algumas escolas e assim a atividade foi realizado tanto com alunos do ensino fundamental como com alunos do ensino médio. Percebemos que a maratona de matemática proporcionou o envolvimento de todas as turmas das escolas participantes, parecido com o que vemos em competições esportivas, com espírito esportivo, gritos de guerra e trabalho em equipe. Deste modo, durante o acompanhamento da maratona concluímos que com a realização de uma atividade extraclasse, os próprios alunos demonstraram estar dispostos a estudar e aprender procurando se envolver com atividades matemáticas, mas também de forma divertida e diferenciada. Com esta experiência verificamos que seria interessante apresentar essas emoções e sentimentos demonstrados pelos alunos, para compartilharmos a certeza de que a disciplina matemática pode se tornar interessante, principalmente quando em alguns momentos saímos do modelo tradicional de ensino e passamos a adotar outras maneiras de construir o conhecimento. Destacamos que estas análises são decorrentes de atuações em duas escolas diferentes, uma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Porém, em ambas notamos que o envolvimento dos alunos foi satisfatório.
Texto completo: PDF