Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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AULA PRÁTICO-TEÓRICA GEOMETRIA PLANA: ÁREA DE FIGURAS

Carina Costa Macedo, Rayana Pastro Bolzan

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 5
Data: 2015-05-29 04:00  – 05:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


O trabalho a seguir apresenta uma ideia de contextualização da Matemática utilizando instrumentos e espaços além da sala de aula, o mesmo foi realizado na escola Estadual Átilla de Almeida Miranda, com alunos da 1ª série do ensino médio, buscando aliar a teoria com a prática. É necessário o professor criar um ambiente que propicie ao aluno a oportunidade de aprender um determinado conteúdo, e com a aula prática o aluno pode relacionar a matéria ensinada pelo professor na sala de aula com situações do seu dia a dia, despertando no aluno o interesse em aprender o conteúdo. Nessa perspectiva que pensamos na melhor forma para ensinar geometria aos alunos, que futuramente estarão em um curso superior ou no mercado de trabalho, muitos não veem que o que é estudado nas aulas de matemática é de suma importância para o trabalho e diversas situações do dia a dia. O pátio, onde os alunos passavam o tempo de recreação se tornou o ambiente de aula, ou de trabalho como foi chamado por alguns alunos, e a aula de geometria para aprender cálculos de área de figuras planas foi uma aula prática, mas os alunos utilizaram os conhecimentos teóricos, aprendidos na sala de aula para resolver o que foi proposto. Nesse ambiente temos mesa de ping-pong e mesas com tabuleiros de xadrez, foram utilizados os seguintes materiais: Trena, fita métrica, régua, papel cartão, canetas coloridas, cola branca, tesoura e panfleto de loja de material de construção. Na tarefa os alunos foram divididos em grupos de 5-6 alunos e deveriam medir a área do pátio, das mesas de ping-pong, bancos, mesa de tabuleiro de xadrez e muros que cercam a área total. Após as medições os alunos desenharam o esboço da planta em um cartaz. Em um segundo momento foram utilizados os folhetos onde os discentes escolheram um piso para o local e o colaram no cartaz, fizeram as contas de quantas unidades de piso seriam necessárias para o cobrir e qual o valor total do piso. Na execução da tarefa ouviu-se comentários empolgados dos alunos, falaram que queriam ser arquitetos, engenheiros e os resultados foram surpreendentes, percebemos que ele aprendem melhor quando são permitidos usar a Matemática como ferramenta que lhes proporciona alguma liberdade.

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