Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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FLUXO DE CAIXA PESSOAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE CAFÉ

Alexsandra Alves Pereira, Hélio Rosetti Junior

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-29 03:20  – 03:40
Última alteração: 2015-05-09

Resumo


O estudo foi realizado em 2014 com estudantes da educação básica de uma escola no interior do Espírito Santo. A proposta das atividades visou pesquisar sobre a produção de café local e o uso do fluxo de caixa pessoal nas aulas de educação matemática financeira, possibilitando os estudantes uma visão crítica do consumo realizado pelas famílias. Essas atividades propiciaram realizar a interface da sala de aula com o cotidiano, aproximando a realidade vivida pelas famílias com os conteúdos estudados pelos estudantes. Os referenciais teóricos adotados se basearam em Skovsmose, D’Ambrósio e Freire. A metodologia utilizada na realização das atividades consiste em revisão bibliográfica e pesquisa na internet sobre o tema, bem como registro de dados familiares envolvendo ganhos e gastos mensais. A professora preparou seu planejamento seguindo a seguinte ordem: primeiro expôs o objetivo da sala de aula, que era realizar uma pesquisa sobre fluxo de caixa pessoal, o estudante pode anotar no caderno ou registrar num pendrive o conceito e os exemplos encontrados. Após essa exposição saímos da sala de aula e fomos para o laboratório de informática. Num segundo momento realizaram com a família uma pesquisa sobre os gastos mensais. Esses gastos serviram como base para desenvolver as atividades e foram transformados em gastos anuais. Uma das estudantes realizou uma pesquisa na cafeeira local que recebe o café produzido na região pelos pequenos agricultores. Foi necessário expor de forma oral o conceito de juros e taxa de juros para que pudessem questionar nas entrevistas com seus familiares se houve alguma compra a prazo e analisassem a situação. Outro tema debatido em sala de aula foi à questão da poupança, o tema foi discutido para que compreendessem que a função da poupança é de “socorrer” o indivíduo no momento que ele não pode honrar com os pagamentos somente com a renda mensal. O passo seguinte foi realizar o preenchimento do fluxo de caixa mensal em sala de aula, com os dados coletados com a família. A ideia é que os estudantes simulem que são produtores rurais e vivem financeiramente da venda do café. Para tanto foi proposto algumas questões para serem resolvidas. A primeira discussão antes de iniciarmos as atividades foi de dúvida, os estudantes relataram que mesmo morando numa região agrícola não conheciam a respeito do assunto e que não iriam conseguir responder as atividades. No momento da resolução das questões os estudantes resolveram as atividades usando diferentes estratégias, sabiam que existe juro simples e composto, mas evitaram usar a fórmula. A partir das observações percebemos a importância de desenvolver estratégias metodológicas e projetos pedagógicos que utilizem o fluxo de caixa pessoal a fim de favorecer a autonomia, a reflexão, a crítica e a inovação na ação docente.

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