Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE NÚMEROS RAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2015-05-27 08:50  – 09:10
Última alteração: 2015-05-08

Resumo


O relato de experiência descrito destaca a importância do uso do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) para o ensino no Ensino Fundamental, e também evidencia que o desenvolvimento de atividades cotidianas em sala de aula se tornam objetos de reflexão e discussão no MCS. Isto é, toda atividade por mais simples que seja constitui um relato de experiência. Na perspectiva do MCS Lins (2012) destaca que a maneira como construímos um conhecimento está relacionada à forma como compreendemos uma enunciação. Todo professor possui uma concepção de conhecimento, e, é embasado nesta concepção que desenvolve sua prática pedagógica. Assim, para falarmos em ensino e aprendizagem de como construímos conhecimento ou produzimos significados, se faz necessário entendermos como este conhecimento é concebido. Dessa forma, o MCS admite uma perspectiva diferente, a de que o conhecimento produzido pelo aluno não é o mesmo produzido e enunciado pelo professor, no entanto, ambos são considerados válidos. Em uma situação de ensino de números reais em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental ao questionarmos nossos alunos sobre qual o resultado da soma de 3 laranjas com 4 abacaxis, nos deparamos com pensamentos diferentes. Um dos alunos respondeu que a soma não tem solução; e outro aluno respondeu que a soma é igual a 7. Ao solicitarmos que cada um justificasse, o primeiro justificou que não se pode somar laranjas com abacaxis, e o segundo justificou que laranja e abacaxi são frutas, o resultado foi 7 frutas. Diante da situação analisamos que o primeiro se apoia no fato de que não se pode somar coisas diferentes em uma visão particular de fatores, e o segundo no fato da generalização do significado dos fatores da operação, ambos são frutas. Segundo o MCS, os dois, possuem visões e conceitos diferentes, partem de crenças diferentes e utilizam justificações distintas, mas isto não caracteriza um erro em nenhuma das respostas. Quando um indivíduo está diante de uma situação, sua atenção é direcionada para aquela situação de forma que o próprio indivíduo produza significado para tal. Com isso, queremos dizer que tal problematização dará origem a construção do conhecimento, seja através de construção de novos paradigmas ou rompimento de outros. Sob este ponto de vista, podemos afirmar que o conhecimento não está na situação problema, e sim no indivíduo que se propõe a falar sobre determinada situação. Dessa forma, utilizar o MCS como método para o ensino de números reais ou para qualquer outro tipo de conteúdo no Ensino Fundamental proporciona ao professor e ao aluno conhecer diferentes perspectivas, analisar outras situações ainda não pensadas e adquirir a habilidade de entender que o que enunciamos pode produzir diferentes significados, principalmente para nossos alunos.

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