Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MATEMÁTICA EM CENA: APRENDIZAGENS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO NA MONTAGEM E ENCENAÇÓES DE PEÇAS DO TEATRO MATEMÁTICO

Alvarito Mendes Filho

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2015-05-29 03:20  – 03:40
Última alteração: 2015-05-21

Resumo


Relato da prática educativa desenvolvida como parte de pesquisa na área de Ciências Humanas (Educação), com a finalidade analisar o uso do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da matemática. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa, com características que a aproximam da etnográfica, e buscou responder a seguinte questão: Quais as aprendizagens do aluno na vivência da preparação, montagem e encenações de peças de Teatro Matemático? O objetivo geral da atividade foi compreender de que modo a vivência da preparação, montagem e encenações de peças do Teatro Matemático ajuda o aluno a desenvolver habilidades, comportamentos e valores, e a se apropriar de diversos conteúdos, em particular, aqueles relativos ao aprendizado da matemática. Os objetivos específicos do estudo foram quatro: averiguar se a prática de uma atividade lúdica como o teatro colabora para desfazer a concepção que muitas pessoas têm da matemática como sendo uma disciplina complicada e chata; analisar se o teatro, como recurso didáticopedagógico, possibilita que significados sejam criados e, consequentemente, contribui para a aprendizagem de conteúdo; observar se, em termos motivacionais, a atividade teatral colabora para tornar o aluno mais interessado nos tópicos e temas da matemática; e verificar se a utilização da prática teatral cria um ambiente de diálogo e participação, no qual o aluno se sinta motivado a pensar, a questionar e a ter uma melhor interação com os colegas. Os referenciais teóricos utilizados foram: Vigotski, no que diz respeito aos conceitos de nível de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento iminente, e vivência; e Brecht, mais precisamente seus textos sobre Teatro Didático. Realizamos reuniões com professores e pesquisadores para colher sugestões de temas e conteúdos da matemática a serem trabalhados na forma de textos teatrais. Os cinco textos criados inicialmente foram oferecidos a professores de escolas públicas da Grande Vitória, ES, e um deles, Vaidades Geométricas, foi montado e encenado com os alunos da E.M.E.F. Rosa da Penha, em Cariacica, processo registrado em fotos e vídeo. Por meio da aplicação de questionários impressos e de entrevistas gravadas em vídeo, registramos os olhares dos alunos que participaram da montagem da peça, os dos colegas que assistiram à estreia do espetáculo e os das demais pessoas envolvidas na execução dessa prática educativa. A análise dos dados coletados vem corroborando a hipótese de que o teatro, por ser uma atividade grupal, contribui para a apropriação de novos modos de comportamento e socialização; da mesma forma que, por ser uma atividade lúdica, propicia vivências alegres e, por conta disso, tanto o aluno que participa da montagem quanto o que assiste à apresentação da peça mostra-se mais afeitos a se instruir e aprender.

Texto completo: PDF