Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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SENSO NUMÉRICO: UM DOS FATORES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Augusto Cesar Machado Ramos

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1
Data: 2015-05-27 09:10  – 09:30
Última alteração: 2015-05-21

Resumo


Trabalhamos com os números em várias situações do nosso cotidiano. Quantificamos, medimos e comparamos nas mais variadas situações: dividimos uma determinada quantidade de objetos entre pessoas, fazemos a estimativa da velocidade de um automóvel quando atravessamos uma rua, medimos distâncias, estabelecemos uma razão entre preço e quantidade de produtos quando fazemos compras, calculamos por meio de aproximação o tempo que iremos gastar para realizar uma determinada tarefa, etc. No entanto, é preciso perceber que podem existir diferenças entre os números encontrados na escola e em situações da vida. Em nosso dia a dia, as medidas numéricas nem sempre precisam ser exatas, pois arredondamos valores para facilitar o troco, podemos estimar medidas para avaliar distâncias, áreas e volumes. Isso significa que não é sempre que a matemática que usamos na rua (linguagem informal) é a mesma que usamos na escola (linguagem formal). Assim, torna-se importante tratamos do senso numérico, desde as séries iniciais, para que a criança desenvolva a capacidade de lidar com diferentes tipos de situações de natureza matemática, seja para fazer contas ou seja para desenvolver seu raciocínio numérico. Atualmente, existem várias pesquisas que indicam que uma boa parte das crianças que possuem algum tipo de problema de aprendizado de matemática, apresentam dificuldade no que diz respeito ao senso numérico, fato que pode ser identificado desde cedo na educação infantil, uma vez que por apresentar dificuldades no senso numérico, a criança não interage de forma significativa com os contextos que envolvem número, ou seja, tem dificuldades de quantificar, relacionar e comparar. Possuir senso numérico permite que o indivíduo possa alcançar: desde a compreensão do significado dos números até o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas complexos de matemática; desde as comparações simples de magnitudes, até a invenção de procedimentos para a realização de operações numéricas; desde o reconhecimento de erros numéricos grosseiros, até o uso de métodos quantitativos para comunicar, processar e interpretar informação. Nesse contexto e na tentativa de se definir o que as literaturas atuais trazem sobre senso numérico, por não existir um consenso, o artigo emerge de inquietações levantadas por diversas produções acadêmicas que destacam um senso numérico pouco desenvolvido como um dos fatores para a dificuldade de aprendizagem na matemática, objetivando problematizar a importância de se estimular o trabalho pedagógico de desenvolvimento do senso numérico em crianças desde a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil. Conclui que um senso numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão e flexibilidade do tipo, contagem, realização de operações, estimativas e cálculo mental. Destaca, portanto, que o ensino de matemática tem se baseado em práticas pedagógicas limitadas que focalizam mais o cálculo, a

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