Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

Michelli Rodrigues Moreira, Mayara Caetano Calabrez, Alba Valeria de Sousa Mota

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 1
Data: 2015-05-29 04:00  – 05:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


Uma boa formação matemática pressupõe a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina de maneira significativa, a partir de problematizações e abordagens contextualizadas. Nesse sentido, o conteúdo de matemática financeira tem lugar de destaque na disciplina de matemática e assume uma posição de importância que não deve ser ignorada, dada sua aplicabilidade imediata no cotidiano. O entendimento da matemática é essencial para que o aluno seja um cidadão atento as propagandas que o comércio proporciona, e assim, atuar como consumidor consciente, para agir com prudência ou tomar decisões em qualquer circunstância. A experiência aqui compartilhada foi realizada em uma turma de Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo deste relato é mostrar a importância de contextualizar as atividades e trabalhar com metodologias diversificadas para contribuir na formação dos alunos, tendo como foco o conteúdo de matemática financeira. Trabalhamos com a resolução de problemas e pesquisas na internet relacionando a matemática financeira com o cotidiano dos alunos, visando valorizar suas experiências e compartilhar aprendizagens. Os procedimentos metodológicos foram feitos por meio de instrumentos como planilhas, internet, computador e fotografias. Antes de propor a atividade “A matemática financeira no cotidiano”, foram propostos alguns problemas para os alunos resolverem visando elucidar a dinâmica e também mostrar para os educandos que a matemática financeira é uma ferramenta realmente útil no seu cotidiano. Posteriormente solicitamos que os alunos realizassem uma pesquisa na internet com o objetivo de consultar e registrar o valor e condições de pagamento de um determinado produto em três lojas virtuais diferentes. A atividade apresentada proporcionou aos alunos um momento de interação do conteúdo com a sua realidade e trabalho em grupo. Durante o desenvolvimento das atividades os alunos foram participativos e interessados. Conseguiram fazer todas as atividades propostas e foram muito criativos na criação das planilhas, utilizando cores e tabelas diferentes e conseguiram realizar os cálculos sem o auxílio das professoras. Observamos durante a pesquisa, o interesse em pesquisar um produto que realmente estavam com a intenção de comprar, compartilhando com o colega ao lado sobre as possibilidades em adquiri-lo. Após essa prática, foi perceptível a importância de utilizar metodologias diversificadas para o ensino da matemática, pois essas possibilitam que o aluno seja ativo no processo de ensino e de aprendizagem, construindo assim o seu conhecimento, e contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo propiciando a formação de cidadãos atuantes na sociedade

Texto completo: PDF