Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMATICA

Solange Taranto Reis

Prédio: Corredor C
Sala: C6
Data: 2015-05-27 08:10  – 08:30
Última alteração: 2015-05-08

Resumo


O presente trabalho visa relatar experiências com turmas de Ensino médio de escolas públicas situadas nos municípios de Vitória e da Serra, no Espírito Santo, possibilitadas por inserção em sala de aula como bolsistas do PIBID. Em observações nas aulas e em discussão no planejamento de aula com cada professor (supervisor ou colaborador), e com os bolsistas do programa, foram identificadas dificuldades dos alunos em relação a diversos conteúdos e compreensão real de conceitos matemáticos fundamentais. Essas observações levaram a necessidade de intervenção em busca de estimular a construção do conhecimento nos alunos, muitos estudantes apresentam bloqueio na aprendizagem da matemática, e a rotina escolar os desmotiva ainda mais a aprender. Visto isso, foram desenvolvidas, em cada escola, diversas atividades lúdicas baseadas em jogos usando como referencial Grando (2008). O jogo é um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do aluno, aperfeiçoando suas estratégias e o fazendo reavaliar suas ações ao se deparar com um erro, além de estimular o trabalho em equipe e despertar a criatividade e curiosidade. Após a aplicação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas (“Onde esta o erro?”; Geometria nas profissões; Construindo sólidos com canudinhos; Probabilidade na Copa do Mundo e Formando grupos), percebe-se que os alunos assimilam melhor os conceitos, exploram o lado investigativo e aprendem a trabalhar em grupo. Conclui-se que a utilização de jogos e atividades diferenciadas como metodologia de ensino da Matemática faz com que os alunos fiquem estimulados em aprender essa disciplina, mudasse a rotina da classe e desperta o interesse do aluno envolvido. Essa prática pode estimular a associação da matemática ao dia a dia do aluno, o que desperta sua curiosidade, de maneira a incitar a percepção de que esta é de grande importância e utilidade na prática, fora das salas de aula. O ensino por meio de jogos permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, investigativo e divertido. Além dos jogos podem ser utilizados também laboratórios de informática e outras ferramentas matemáticas, como sólidos geométricos, por exemplo. O importante é inovar.

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