Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA EJA

Mariana dos Santos Cezar, José Gleydson Camata

Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2015-05-29 03:20  – 03:40
Última alteração: 2015-05-16

Resumo


Este relato traz uma experiência realizada e vivida por professores de Matemática do Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos. Tem por finalidade destacar reflexões e discussões realizadas no curso de Aperfeiçoamento em Educação em Ciências e Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso este vinculado ao projeto Observatório de Educação em Ciências e Matemática (OBECiM) desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Programa EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Os professores que participaram do curso no município de Nova Venécia descreveram as dificuldades encontradas com a falta de material específico, formação adequada e perfil de alunos (as) que compõem esta modalidade. Procuramos vivenciar o cotidiano desses profissionais por meio de discussões e questionamentos quanto aos processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos em sala de aula. Nessas discussões evidenciamos a importância de se inserir a história da matemática como um recurso para a compreensão e constituição da matemática em diversos tempos, principalmente, durante o início e até a conclusão de determinados conteúdos. Neste cenário, propomos aos professores abordarem a história da matemática com seus alunos da EJA. Após abordagem, os professores relataram que os alunos foram questionadores e reflexivos. Em um dos relatos, a história foi abordada para introduzir a origem do pensamento matemático no conceito de número. A professora responsável explicou para os alunos que os números fizeram parte da vida cotidiana de sociedades de indivíduos caçadores e que para tal muitas simbologias eram utilizadas, além de objetos que eram usados para realizar contagem, como por exemplo, pedras, riscos em pedaços de ossos, riscos em argilas, dentre outros. Diante do que foi descrito pela professora os alunos se mostraram impressionados quanto à facilidade que temos hoje para efetuarmos nossas contagens, visto que, possuímos símbolos próprios, o que torna bem mais prático a resolução de diversos problemas. Dessa forma, por meio das discussões realizadas com os professores que adotaram o uso da história da matemática nos processos de ensino e de aprendizagem em suas aulas, identificamos um maior interesse e curiosidade por parte dos alunos no conteúdo que foi ministrado, pois conseguiram compreender a importância da matemática para o cotidiano, visto que a própria história, em grande parte, destaca o uso da matemática como um recurso à resolução de diversos problemas do nosso dia a dia.

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