Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO

Vanderleia Baldo, Ruy Piehowiak

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 7
Data: 2015-05-28 03:00  – 04:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


O Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Matemática ocorreu no Instituto Federal Catarinense, Câmpus Rio do Sul, na turma do 2º ano B do Ensino Médio, no segundo semestre de 2014. Para a realização do estágio IV, foi necessário um preparo, que teve seu início no primeiro semestre do ano letivo de 2014 por meio do estágio III. O Estágio Supervisionado III teve como objetivo principal, a observação do contexto escolar, o que possibilitou-me analisar o comportamento da turma, professores, a instituição e as concepções que norteiam o curso Técnico em Agropecuária, por meio da leitura de seu Projeto Pedagógico do Curso de Técnico em Agropecuária. Foi envolvida toda a comunidade escolar, por meio de visitas orientadas, entrevistas com os profissionais da direção institucional, equipe pedagógica, professor supervisor e um questionário elaborado aos estudantes da turma contemplada, além de diálogos informais com a mesma. O Estágio Supervisionado IV teve como objetivo principal ampliar alguns conhecimentos vividos nos estágios anteriores durante a formação acadêmica, procurando estabelecer uma relação entre teoria e prática. A metodologia de trabalho escolhida foi pensada de tal maneira que a turma formasse duplas e as mesmas permanecessem até a nossa última intervenção, de acordo com a teoria da mediação de Vygotsky. Para isso, as aulas foram sistematizadas por meio da resolução de problemas, tendo como base a teoria das quatro fases para a resolução de problemas matemáticos de acordo com Polya. Desta forma, observou-se melhor aproveitamento na interpretação nos enunciados dos problemas propostos e maior interação entre as duplas formadas. Quanto ao conteúdo matemático, o objetivo foi o aprendizado de Sistemas Lineares. Os subitens deste conteúdo foram tralhados por meio de problemas matemáticos contextualizados com seu curso técnico, sendo eles: Conceitos de Sistemas Lineares e Equações Lineares, Sistemas Lineares do tipo 2x2 pelo método de adição, classificação de um Sistema Linear em: Sistema Possível Determinado, Sistema Possível Indeterminado e Sistema Impossível, escalonamento de um sistema linear. Pode-se concluir que este estágio permitiu uma maior compreensão de estratégias que podem auxiliar estudantes e professores a trabalhar o conteúdo de Sistemas Lineares utilizando a resolução de problemas. Vimos que, a importância da mediação do professor com a turma e, o quanto a participação dos estudantes durante as aulas pode desenvolver sua parte cognitiva e social.

Texto completo: PDF