Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS.

Leandro Marin

Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado
Data: 2015-05-29 03:20  – 03:40
Última alteração: 2015-05-09

Resumo


O presente relato de experiência consiste na aplicação de recursos tecnológicos gratuitos no processo de ensino e aprendizagem no ensino da Matemática. Foi utilizado o recurso “Blogger” com o objetivo de inovar, dinamizar e incentivar a aula na qual, geralmente, os alunos participam por meio de metodologias e recursos tradicionais. Foi muito interessante, antes de tudo, indagá-los acerca do uso da tecnologia como processo de ensino e disponibilidade de computadores em casa. Deparei-me com uma situação contumaz nos dias atuais. Grande parte dos alunos não possuem notebooks ou computadores, mas utilizam celulares ou tablets com frequência. Porém, admitem ser raro usar o recurso para estudos, pois não sabem interpretar essa transição dos recursos da sala de aula para os meios tecnológicos. Com isso tentei provocar no discente a conscientização sobre tal uso não somente com fins recreativos, mas também como multiplicador de saberes. Na referida aula, foi utilizado um vídeo de aproximadamente 7 minutos onde versava a matéria de produtos notáveis, conteúdo este em que os alunos apresentavam dificuldade na compreensão. Pontualmente com intervenções, durante o vídeo, questionava aos educandos para verificar se o desenvolvimento da aula estava como o desejado. Após o vídeo, os educandos foram individualmente para o computador no laboratório de informática, acessar o blog e realizar a atividade proposta. Esta, por sua vez, foi criada usando a ferramenta “formulários” disponível no “Google Drive”, onde era apresentado seis expressões com quadrado de binômios e era preciso fatorá-los. Nesse aplicativo é possível, após o envio, verificar em tempo real as respostas de cada um, e à medida em que iam terminando, eu mostrava do meu notebook as respostas deles e os pontuava pelos acertos. Após o término de todos, fiz uma tabela de classificação, premiei os vencedores com uma caixa de bombons, e realizei as correções no encontro seguinte em sala de aula. Percebi, após esta aula, que os erros mais comuns nas operações com polinômios são o momento certo para aplicação de regra de sinal, e a diferenciação da soma e da multiplicação de monômios. Avalio a aula de forma positiva, pois identifiquei que, o fato de os alunos entrarem em um ambiente virtual com atividades orientadas e dinâmicas, nos remete a refletir sobre a geração a qual os mesmos estão inseridos e, por conseguinte, que se quiser que a referida geração tome gosto por estudos, temos sim que nos adaptar à realidade deles e que a matemática, pode ser vista com novos olhares. Apesar das adversidades encontradas durante o desenvolvimento, principalmente pela carência na infraestrutura, ficou evidente que o professor precisa dessa ponte virtual e os alunos de novos meios e recursos que incentivem o gosto pelo saber.

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