Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AULA, DÚVIDAS E DIÁLOGOS SOBRE EQUAÇÕES DO 2º GRAU

Carlos André Muniz de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 2
Data: 2015-05-28 03:00  – 04:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


Este trabalho relata uma experiência vivenciada em sala de aula por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. O assunto equação do 2º grau foi apresentado como revisão em duas aulas de 55 minutos, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Serra-ES, em 18 de Julho de 2014. Tal atividade foi motivada em função de análises e observações feitas pelos bolsistas que acompanhavam o desenvolvimento do professor regente, neste caso o professor colaborador. Nosso objetivo neste trabalho, baseado nas propostas de Paulo Freire, é destacar como uma escuta sensível e um trabalho paciente de diálogo com os alunos, podem ajudá-los a sanar dúvidas sobre conteúdos matemáticos. Nestas análises, durante o ministrar do tópico em questão, foram detectadas dificuldades pelos alunos que estavam presentes em sala de aula e sentimos a necessidade em ajudá-los a esclarecer algumas de suas dúvidas. O objetivo desta aula foi retomar e transmitir o conteúdo de equações do 2º grau e pausando o assunto sempre que houvesse a mínima dúvida, identificando de forma mais pontual dificuldades e conhecimentos já adquiridos por eles. Era necessário prender a atenção deles ao assunto por isso, usamos um maior dinamismo da aula por meio de participações da maioria com perguntas e respostas e execuções em quadro, tudo a partir de uma escuta sensível. Esta metodologia foi bem assimilada pelos alunos, o que resultou em uma participação generalizada. Os resultados obtidos foram satisfatórios e surtiram efeitos na avaliação escrita do professor regente. Concluímos que a maior parte dos alunos conseguiu realizar as etapas propostas na revisão de equações do 2º grau, mesmo apresentando dificuldades, principalmente relacionadas a operações com sinais de números inteiros. Isso nos mostra que precisamos intensificar propostas de diálogos com os alunos para identificar suas dúvidas e realizar atividades que contribuam para a construção de aprendizagem destas operações no ensino fundamental II.

Texto completo: PDF