Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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O JOGO E A MATEMÁTICA: COMBINANDO POSSIBILIDADES

Jose Carlos Thompson Silva

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2015-05-28 06:30  – 09:30
Última alteração: 2015-11-14

Resumo


O principal objetivo desse minicurso é propor jogos e atividades que trabalhe de maneira lúdica a Análise Combinatória para os anos iniciais do ensino fundamental e potencializá-los de forma que possa ser adaptados para diferentes níveis de ensino, conforme o perfil dos jogadores. Além disso, será proposto algumas atividades de investigação das jogadas, mostrando a colaboração destes materiais de apoio para as aulas de matemática. Durante as atividades haverá discussão sobre conceitos de Combinatória e sobre a formação de professores sobre este conteúdo. Para a realização da atividade serão necessários 25 caixas de lápis de cor com 12 cores, 25 conjuntos de canetas hidrocor com 12 cores, 500 folhas de papel sulfite, 50 dados, 10 pacotes de papel filipinho colorido, 25 tesouras sem ponta e 25 colas (tubos pequenos). No primeiro momento será feito a apresentação dos participantes, buscando conhecer sua formação, experiência docente e com o conteúdo em questão, bem como seus anseios sobre o tema. Em seguida será feita uma discussão sobre jogos matemáticos na formação de professores e no ensino de Combinatória. Logo após será apresentado os jogos e atividades (bingo, corrida dos cavalos, corrida dos carros, jogo senha, confecção de roupas de bonecos, quebra cabeça colorido com fita de papel, salada de frutas, jogo do amigo, placas de veículos e semáforo) que tem como objetivo explorar o ensino de Análise Combinatória desde os anos iniciais ao ensino superior. No final será feito a retomada para discussão e avaliação das atividades e dos materiais. O minicurso terá vaga para 25 participantes e necessitará de 5 mesas e 28 cadeiras. Espera-se estimular os professores de matemática e os professores alfabetizadores no interesse em inserir na sala de aula, diferentes formas de se trabalhar a análise combinatória no intuito de que essa ferramenta (o jogo) seja bem explorada para proporcionar um salto significativo na aprendizagem dos alunos. Também, que os participantes conheçam a contribuição do material para as aulas de matemática ao trabalharmos com atividades lúdicas.

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