Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS

Wanessa Coelho Badke, Maria Edwirgem Ribeiro da Silva

Prédio: Corredor F
Sala: F3
Data: 2015-05-28 06:30  – 09:30
Última alteração: 2015-05-22

Resumo


A educação matemática é uma área que cresce substancialmente nos últimos anos. A informática educativa é uma tendência que vem se destacando e tem sido tema recorrente de debates. Alguns debates nos levam a refletir sobre a atual situação do ensino da matemática e das propostas de intervenção necessárias para a melhora de seu ensino. Porém, ainda são poucos textos e cursos de formação voltados para professores e pesquisadores que querem discutir esta temática. A formação continuada de professores implica na busca de respostas aos desafios decorrentes das novas relações entre sociedade e educação, uma vez que a realidade atual exige profissionais preparados, adequadamente, para atender às exigências dos avanços da ciência e tecnologia. A formação profissional não se baseia somente na formação inicial recebida na Graduação, mas esta deve ser desenvolvida durante sua carreira docente através da formação continuada. Corroboramos com Tardif (2004 apud ROSINSKI, 2001, p. 08) ao afirmar que “as fontes da formação profissional dos professores não se limitam à formação inicial na universidade; trata-se, no verdadeiro sentido do termo, de uma formação contínua e continuada que abrange toda a carreira docente”. Como tentativa de estreitar as interações entre a universidade, que produz a pesquisa, e os sujeitos do cenário onde acontece o processo de educação, pretende-se ministrar um minicurso na SEMAT com o objetivo de discutir as ideias das transformações do gráfico de uma função por meio de atividades exploratório-investigativas que utiliza o software Geogebra. Nas atividades investigativas de explorar, o objetivo é criar um cenário para o trabalho posterior, ajudar os alunos a estabelecer intuições e a desenvolver um “sentido” do território. Para que tal objetivo seja alcançado, a oficina terá uma abordagem investigativa. A investigação tem a intenção de “levar os alunos a pensar, debater, justificar suas ideias e aplicar seus conhecimentos em situações novas, usando os conhecimentos teóricos e matemáticos” (AZEVEDO, 2004, p.20). Assim se justifica a escolha da abordagem metodológica deste minicurso.

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