Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A MARATONA NO PIBID/MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA

Anna Christina Alcoforado Corrêa, Weverton Augusto da Vitória

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-27 08:30  – 08:50
Última alteração: 2015-05-21

Resumo


O objetivo deste trabalho foi discutir como ações do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (Pibid) se relacionam com a extensão em uma instituição federal de ensino superior. O Pibid é um programa de concessão de bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. E a extensão no âmbito dos institutos federais é entendida como prática acadêmica que interliga as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas dos diversos segmentos da sociedade, estabelecendo uma relação de diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes populares. Um dos objetivos do Pibid visa inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Tomamos como estudo de caso, a experiência da atividade Maratona de Matemática, realizada por alunos da licenciatura de matemática, no âmbito do subprojeto do Pibid-Matemática - Ensino Fundamental, do Instituto Federal do Espírito Santo(Ifes), campus Vitória, no ano de 2012. As questões abordadas na Maratona envolviam a leitura, interpretação, atenção e, principalmente, o raciocínio lógico. Identifica-se nos registros dessa ação, que os resultados encontrados apresentam que essa ação/atividade impactou na formação dos alunos das escolas envolvidas, pois percebeu-se que com atividades diferenciadas, os alunos das escolas envolvidas interessavam-se mais em aprender matemática, permitiu a interação e parceria entre todos os bolsistas e troca de experiências com a comunidade acadêmica nas três escolas envolvidas. Um dos destaques foi a união entre os alunos e Professores de outras disciplinas, que se motivaram em participar de um próximo evento dessa natureza. Assim, a atividade da maratona realizada no âmbito do Pibid, faz a relação da ação de Extensão com o Ensino, por meio da divulgação da produção didático-pedagógica dos licenciandos e professores envolvidos nesse programa; na relação do Ifes com setores da sociedade, no caso as Escolas públicas de Educação Básica; na formação do estudante e incentivo ao protagonismo estudantil; na interdisciplinaridade e interprofissionalidade e no impacto que causou tanto na formação dos alunos da licenciatura, coordenadores de área, professores supervisores e comunidade escolar das instituições envolvidas.

Texto completo: PDF