Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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(RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA OS ANOS INICIAIS: UMA OFICINA MINISTRADA NO SEMINÁRIO DO PNAIC

Roberta Resurreição Souza, Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática
Data: 2015-05-29 03:00  – 03:20
Última alteração: 2015-05-09

Resumo


Este trabalho relata a experiência de uma oficina realizada com professores dos anos iniciais, durante o 2º Seminário Capixaba do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O programa vem oferecendo, desde 2013, formação presencial para professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, com estudos e atividades práticas. Em 2013 a ênfase esteve voltada para a Linguagem e em 2014, para a Matemática. Cada encontro de professores alfabetizadores é conduzido pelo orientador de estudos. Os orientadores de estudos são professores das redes de ensino que fazem um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. As universidades têm a função de coordenar todo o processo de formação aos orientadores de estudo, a fim de que estas informações sejam posteriormente repassadas nos encontros aos professores alfabetizadores. Considerando que o conteúdo de matemática esteve presente no programa do Pacto, no ano de 2014, e considerando que o conteúdo de geometria foi um dos temas do caderno de formação de professores, realizamos uma oficina de geometria com a utilização do geoplano para professores dos anos iniciais, que atualmente se encontram na função de orientadores de estudos do PNAIC. Primeiramente foi feita uma apresentação dos conteúdos de triângulos e quadriláteros no Power Point, trazendo algumas abordagens do caderno do PNAIC, bem como a importância da inicialização da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste momento, os professores tiveram a oportunidade de participar, expondo alguns de seus conhecimentos, sua prática em sala de aula e suas dúvidas. Em seguida, foi sugerido que os professores construíssem diferentes tipos de triângulos e quadriláteros no geoplano, verificando limites e possibilidades para cada material utilizado. Foram utilizados os modelos dos geoplanos quadrado, triangular e circular, além de elásticos coloridos. As oficinas aconteceram em dois momentos de 1h30 mim cada, contando com a participação de duas turmas de 25 professores. Além das discussões em torno do ensino de geometria, foram discutidas outras possibilidades do material, como o estudo das frações. A oficina foi ministrada por uma estudante de mestrado e uma estudante de graduação em matemática. As estudantes consideraram a realização da oficina uma importante troca de experiências, fazendo-as perceber diferentes lugares para se discutir o ensino de geometria.

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