Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS COM O JOGO FOLIA MATEMÁTICA

Alex Muller Amorim, Leandro Everton Alves Costa, Rodrigo Ferreira Peres, Matheus Ribeiro de Oliveira

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9
Data: 2015-05-29 04:00  – 05:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


Ao início do ano letivo o professor se depara com a necessidade de conhecer tanto seus alunos quanto seus conhecimentos matemáticos realizando atividades diagnósticas. Pensando na necessidade de realizar esse levantamento propomos um jogo que denominamos “FOLIA MATEMÁTICA”. Nossa proposta é um jogo que consiste em atrair o interesse do aluno para as aulas de matemática de maneira dinâmica e divertida otimizando o tempo e aproveitando o período de carnaval do início do ano letivo. Acreditamos que essa proposta propicia também ao professor uma possibilidade da aplicação de uma revisão dos conhecimentos já adquiridos pela classe em forma de jogo. O jogo em si é composto por um tabuleiro, um dado, cartas, alguns peões, ampulheta e material para resolução das questões. Tratando das regras do jogo e sua organização a sala será dividida em grupos, com até cinco alunos por grupo. Cada grupo receberá um exemplar do jogo. Para designar a ordem de jogada os alunos lançarão o dado; o maior número será o primeiro a jogar seguindo a sequência horária para os demais jogadores. Em caso de empate, os que empataram lançam novamente o dado até que haja diferença. O peão é movido de acordo com a numeração obtida no lançamento do dado. As cartas são divididas em temáticas e matemáticas. As cartas temáticas tratam da festividade em questão e são nomeadas com SORTE OU REVÉS. As cartas matemáticas são referentes ao conteúdo que se quer estudar. Há ainda as cartas do tipo DESAFIO que tem maior grau de dificuldade. O jogo pode ser adaptado para diferentes anos da educação básica, sendo necessário trocar as questões das cartas. Durante a execução do jogo fica inerente ao professor o papel de mediador entre o aluno e o saber matemático, ao aluno cabe se divertir e testar conhecimentos de maneira lúdica. Ao final da atividade, o professor tem oportunidade ainda de aplicar um questionário sob a perspectiva de coletar e analisar informações cedidas pelos alunos ao decorrer do jogo ou ainda organizar uma folha de registro na qual conseguirá que os alunos apontem como organizaram o desenvolvimento da resolução da questão proposta.

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