Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES

Jackeline Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-29 02:40  – 03:00
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


O presente trabalho apresenta o ensino da matemática financeira contextualizado, ao utilizar propagandas de produtos financiados e realizar o cálculo de juros em planilhas do programa Excel, para que os alunos possam ter a oportunidade de verificar se os dados que são anunciados nas mídias são verdadeiros ou não. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, na Escola Alzira Ramos, no município de Cariacica/ES. Foram apresentados os tipos tabelas que podem ser utilizada nas aulas de matemática financeira e elaborada um roteiro de aula para planejamento das atividades. A análise de dados foi realizada com base na verificação do posicionamento dos alunos frente à pesquisa realizada, através da aplicação do questionário investigativo e do relatório-avaliação, que tem a proposta de constatar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo aplicado. A pesquisa identificou que apenas 74% dos alunos declararam no relatório-avaliação ter compreendido melhor o calculo de juros utilizando no programa Excel e os demais apenas informaram que tiveram dificuldades para utilizar o programa Excel. No questionário avaliativo cerca de 80% afirmaram que as aulas realizadas foram importantes para sua compreensão sobre a função dos juros no mercado e como podem se prevenir para não realizarem financiamentos abusivos no futuro. Com base no resultados da pesquisa, pode-se concluir que o uso de tabelas no programa Excel, com direcionamento do professor, pode ser uma alternativa de melhorar a compreensão dos alunos e promover uma Educação Financeira. Assim é fundamental que o aluno tenha conhecimento sobre a influência que a mídia exerce na sociedade na escolha de produtos e que é preciso saber utilizar a matemática financeira ao seu favor, para não serem surpreendidos por juros altos, divididos em pequenas parcelas. A pesquisa possibilitou a oportunidade de o aluno utilizar a matemática através de um caso real e interpretar os resultados obtidos e reforçou a importância que a Educação financeira tem na sociedade e que a escola precisa oferecê-la nas aulas de matemática na educação básica. No final desta pesquisa será elaborada uma cartilha ilustrada sobre educação financeira como produto final, que poderá ser utilizado por professores na educação básica.

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