Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID É UMA EXPERIÊNCIA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Vanderleia Baldo, Cleverton Hoffmann, Julio Jacinto Pereira, Ruy Piehowiak, Gilberto Mazoco Jubini

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2015-05-27 08:50  – 09:10
Última alteração: 2015-05-08

Resumo


Um dos objetivos do programa PIBID é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, no entanto programas dessa natureza dificilmente estão presentes na formação acadêmica da maioria dos licenciandos. Este programa incentiva os futuros docentes para o exercício da profissão. O presente relato descreve algumas ações que os bolsistas desenvolveram na escola contemplada com o programa durante o ano de 2014. As principais ações desenvolvidas foram: monitorias, preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o LEGO. As ações atenderam aos discentes do ensino fundamental, ensino médio e foram orientadas pelo supervisor e coordenadores de área. As monitorias foram realizadas no contra turno em que os estudantes da escola tinham aula, sendo que, em períodos alternados os acadêmicos acompanharam as aulas do professor supervisor. Preparavam-se os materiais didáticos com auxílio do supervisor para as aplicações na semana seguinte. A preparação dos materiais didáticos utilizados nas monitorias de preparo dos estudantes para a OBMEP e o ENEM, ocorreu por meio da escolha de questões matemáticas de interpretação selecionadas de provas anteriores. O LEGO é um material didático manipulável que, possibilita montagens de diversas formas e, que podemos relacioná-lo com conteúdos matemáticos. Os acadêmicos executaram as montagens de acordo com os conteúdos matemáticos trabalhados pelo professor supervisor. A experiência foi relevante para nosso aprendizado, pois alunos, acadêmicos, professor supervisor e a comunidade escolar tiveram a possibilidade de vivenciar a aplicabilidade da matemática com o LEGO. Sendo que a metodologia apresentada foi interativa, diferenciada, divertida e complementando os conteúdos estudados em sala. Para realizar as ações, os acadêmicos foram subdivididos em equipes e, cada equipe ficou responsável em coordenar uma destas ações, mas todos contribuíram e aprenderam. Os trabalhos foram realizados coletivamente, sempre buscando o enriquecimento dos envolvidos. Os materiais selecionados para leitura, interpretação e aplicação foram socializados com todos os acadêmicos, professor supervisor e coordenadores de área antes de serem aplicados nas ações. Desta forma o PIBID proporcionou aos envolvidos conhecer melhor os desafios da futura docência, em especial aos acadêmicos. A vivência em sala de aula proporcionou maior experiência e amadurecimento de práticas metodológicas. Os depoimentos de diversos alunos da escola onde o subprojeto foi executado, mostraram que a matemática apresentada por meio de aplicações como é o caso do LEGO, facilitou o entendimento e despertou com motivação e prazer os estudos.

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