Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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GRANDEZAS E MEDIDAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Karla de Almeida Brandão, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Prédio: Corredor C
Sala: C7
Data: 2015-05-28 06:30  – 09:30
Última alteração: 2015-05-22

Resumo


Desde os primórdios da humanidade, o homem criou estratégias para resolver seus problemas e compreender o mundo que o cercava. Assim, diversos cálculos matemáticos foram desenvolvidos, dentre eles, cálculos envolvendo grandezas e medidas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s - a necessidade de se trabalhar esse conteúdo na sala de aula está no fato do aluno estar em contato com grandezas e medidas de naturezas diversas em seu cotidiano e da necessidade de compará-las ou medi-las (BRASIL, 1997). Além disso, segundo Lima e Baltar (2010), esse conteúdo está articulado a outros campos da matemática, assim como também pode se conectar com outras disciplinas. No entanto, os índices das avaliações do ensino no Brasil apontam que o desempenho dos alunos relacionados aos conteúdos de Grandezas e Medidas ainda está longe de ser satisfatório. De acordo ainda com Lima e Baltar (2010), os livros didáticos muitas vezes trazem esse conteúdo apenas nos últimos capítulos, e nem sempre são trabalhados em sala de aula. Além disso, as dificuldades relativas ao ensino aprendizagem desse campo estão relacionadas à complexidade dos conteúdos envolvidos. Diante dessa problemática, um Minicurso sobre Grandezas e Medidas, direcionado a professores da educação básica, com o objetivo de discutir metodologias de ensino e aprendizagem e trabalhar o conceito de Grandezas e Medidas é, a nosso ver, de grande importância. A forma de desenvolver essa temática será via a perspectiva metodológica de resolução de problemas, por meio do qual os participantes poderão refletir sobre suas concepções dos conceitos envolvidos, trabalhar com grandezas diversas, estimar medidas utilizando unidades de medidas não padronizadas e trabalhar unidades padrão ao tratar com as grandezas comprimento, área, volume, etc. Acreditamos que o ensino de grandezas e medidas por meio de resoluções de problemas é capaz de proporcionar ao aluno a percepção de que grandeza é uma propriedade dos objetos e que ela pode ser utilizada para categorizá-los e ordená-los (LIMA E BALTAR, 2010). Dessa forma, o presente minicurso irá criar um ambiente propício ao esclarecimento e à ampliação dos conhecimentos já adquiridos pelos professores, bem como a percepção da utilidade deste conteúdo para o desenvolvimento intelectual e social de seus alunos. Espera-se que ao final da oficina, os professores ao refletirem sobre suas percepções, ampliem seus conceitos sobre Grandezas e Medidas. Será necessário uma sala de aula comum para a realização do minicurso, que irá ofertar 20 vagas para os participantes.

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