Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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USO DO SKETCHUP PARA O ENTENDIMENTO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Welerson Penna Guedes, Elizangela Tonelli, Jorge Henrique Gualandi

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4
Data: 2015-05-29 04:00  – 05:30
Última alteração: 2015-05-10

Resumo


Mesmo que a geometria esteja em nosso cotidiano, o que tem se observado por meio das práticas docentes é que muitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em entender a geometria espacial quando ocorre a representação de objetos de três dimensões em superfícies planas. Em meio a diversas maneiras de ensinar, há de se considerar que os alunos que hoje estão nas salas de aulas são considerados como nativos digitais, conforme coloca Prensky (2001), ou seja, nasceram em um contexto no qual o acesso à diversidade de recursos interacionais onlines tornaram-se uma constante para a maioria deles. Por esta razão, eles dominam esses recursos sem muitas dificuldades e até mesmo por prazer. Sendo assim, mesmo que não tenha sido projetado para o ensino da matemática, vê-se no SketchUp um aplicativo potencialmente significativo para o aprendizado matemático, pois para que se possa operá-lo é necessário ter conhecimentos matemáticos como retas, pontos, ângulos, medidas, entre outros e também é uma forma prática e atraente de se ensinar os conteúdos de Geometria. Portanto este estudo propõe identificar as contribuições do uso do SketchUp na compreensão dos conteúdos da geometria plana e espacial por meio da análise do desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na resolução das atividades propostas, utilizando Google SketchUp. O estudo será desenvolvido com alunos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. Para a obtenção dos dados necessários, os alunos desenvolverão atividades de geometria utilizando o software SketchUp e ao final de cada atividade será aplicado um questionário buscando saber se o aplicativo teve influência em seu aprendizado. Como o estudo ainda se encontra em andamento, a partir das hipóteses levantadas espera-se que o uso do software em questão promova um ambiente de geometria dinâmico, favorecendo uma melhor visualização e concretização virtual das dimensões e formas representadas. As novas tecnologias, assim como os softwares, são consideradas instrumentos potencialmente capazes de aumentar a motivação dos alunos, pois elas contribuem para um ambiente de aprendizagem novo e desafiador. A aprendizagem baseada em softwares está de acordo com as necessidades e os estilos de aprendizagem da geração atual e das futuras gerações.

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