Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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REVISANDO FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA POR MEIO DE JOGO

Talita Moraes Modolo, Jean Geraldo Comper, Daniele Buzigini Pinto Barbiere, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2015-05-03

Resumo


Este trabalho vem apresentar a proposta de um jogo educativo denominado Família de Funções, retirado do Caderno do Mathema. A escolha pelo uso de jogos em sala de aula, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, deve-se ao fato de que o jogo é uma atividade que se desenvolve naturalmente, uma vez que os alunos o fazem sem se sentirem obrigados, mesmo tendo normas e exigências. O jogo é destinado a alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio e possibilita explorar situações de aprendizagem sobre os conteúdos de Função Afim e de Função Quadrática como revisão. O objetivo deste é levar o aluno a reconhecer a representação algébrica e relacioná-la a representação gráfica, a identificar pontos que pertencem ao gráfico e descrever o tipo de crescimento desses tipos de funções. Nesse jogo, os alunos são organizados em grupos de quatro alunos, que recebem um conjunto de cartas que contém diversas informações a respeito de funções. Durante o jogo, as cartas são embaralhadas e o baralho é colocado sobre a mesa, virado para baixo. Um dos jogadores tira uma carta e a coloca sobre a mesa com a face virada para cima, o próximo jogador procede da mesma maneira. Se a carta retirada por um dos jogadores pertence à família de alguma das cartas já viradas, o jogador ganha 1 ponto e coloca a carta retirada abaixo da carta de mesma família, caso contrário a coloca sobre a mesa possibilitando a formação de uma nova família. Se a carta for colocada na família errada o jogador perde a vez de jogar, e essa carta é colocada no fim do baralho. A carta FUNÇÃO é um curinga que pode ser utilizado a qualquer momento no jogo para formar uma família. Uma família é formada com quatro cartas com informações da mesma função e o jogador que encontrar a quarta carta ganha 5 pontos. O jogo termina quando não for mais possível formar famílias. A aplicação desse jogo possibilitará aos alunos revisarem conceitos relacionados à função não apenas de forma lúdica, mas também formativa, uma vez que o material concreto desperta interesse pelo jogo e pelas regras, envolvendo o aluno e o despertando a ação.

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