Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

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UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES

Clarice Segantini, Moysés Gonçalves Siqueira Filho

Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado
Data: 2015-05-27 09:10  – 09:30
Última alteração: 2015-05-21

Resumo


Relata uma experiência de atividade realizada com 28 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual do município de São Mateus – ES por meio da metodologia de Resolução de Problemas, com o objetivo de compreender o conceito de Função. Segundo Onuchic (1999, p.207), “[...] Os problemas são importantes não somente como um propósito de se aprender matemática, mas, também, como um primeiro passo para se fazer isso”. Nessa visão, apresentamos aos alunos os seguintes questionamentos: 1] Qual é a relação entre consumo d’água e a tarifa paga por um morador residente no município de São Mateus? 2] A tarifa é a mesma para todos os intervalos de consumo? Propusemos a divisão da turma em grupos com 5 alunos, onde tiveram que investigar todas as informações contidas no talão de água, a fim de responder os questionamentos propostos. Durante o trabalho, o professor foi mediador do processo, incentivando cada grupo a buscar as respostas, utilizando os conhecimentos prévios e técnicas operatórias já conhecidas. Fizemos uma discussão em sala de aula socializando as informações de cada grupo e finalizamos com a formalização do conceito de Função. A atividade ainda proporcionou a construção de gráficos envolvendo as grandezas consumo e total a pagar, média de consumo, transformações de unidades cm³ para litros. Surgiu ainda o questionamento sobre a possibilidade de não haver consumo de água em um determinado mês o que levou os alunos a verificarem mais uma vez as informações contidas no talão. O problema proposto foi para além da sala de aula, questões como desperdício de água, falta d’água, tratamento da água e a poluição dos rios ampliaram a discussão e envolvimento dos alunos. Conforme Silva & Siqueira Filho (2011, p.146) “[...] a dinâmica que se estabelece com a Resolução de Problemas instauram um ambiente propício para o processo de ensino e aprendizagem mais significativa e acessível para os alunos”. Diante do estudo, verificamos a participação efetiva dos alunos no processo de aprendizagem, houve entusiasmo e motivação pelas aulas, além do assunto interdisciplinar com outras áreas do conhecimento.

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