Comunicação Científica
A TEORIA DE REGISTROS DA REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES | |
Linus Tannure Santana, Jorge Henrique Gualandi |
QUEM QUER PROFESSOR DE MATEMÁTICA? LEVANTAMENTO DOS INGRESSANTES NA LICENCIATURA DO IFES – CAMPUS VITÓRIA, EM 2018 | |
Alexandre Krüger Zocolotti, Danielly Fraga Santana |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOMETRIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Sem título |
Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
INTERSEÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A BIOTECNOLOGIA E QUÍMICA EM CONTEXTO | |
Thamires Belo de Jesus, Maicon Saar Alves, Amanda de Oliveira Stoffel |
UMA ANÁLISE DE TAREFAS MATEMÁTICAS QUE ENVOLVEM COMBINATÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
A PESQUISA OPERACIONAL NA LOGÍSTICA REVERSA: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS SOBRE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS | Sem título |
Ana Luiza Ramos Barraque, Lauro Chagas e Sá |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | Sem título |
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
ESTRATÉGIAS INTUITIVAS DE ALUNOS DE QUINTO ANO AO RESOLVEREM PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO | Sem título |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLETIVIDADE: APRENDIZAGENS DOCENTES SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | Sem título |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
MATEMÁTICA EM ESTAMPARIAS AFRICANAS: POSSIBILIDADE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO MÉDIO | Matemática em estamparias |
Thaciane Jähring Schunk, Lauro Chagas e Sá |
PROCESSO DE EMPODERAMENTO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NO ENSINO DA ÁLGEBRA | Sem título Sem título Sem título Sem título Sem título Sem título |
Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Tatiana Bonomo Sousa |
NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE FRAÇÕES E RELAÇÕES COM O ENSINO PERCEBIDAS NO PROCESSO FORMATIVO | Sem título Sem título |
Aparecida Ferreira Lopes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
QUANDO O EU SE TRANSFORMA EM NÓS! UM PLANEJAMENTO COLABORATIVO EM AULAS DE COMBINATÓRIA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Fernanda Soares da Silva Bonato |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS | resolução problemas |
Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline MAGALHAES BRUM |
JOGO DA ONÇA E SUAS VARIAÇÕES NA CULTURA INDÍGENA ESPÍRITO SANTO | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Vanessa Carmo dos Santos, Claúdia Alessandra Costa de Araújo, Lígia Arantes Sad |
GEOMETRIA FRACTAL, MATEMÁTICA E ARTE: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO | fractais |
Marcia Brandão Santos Cade, Waldileria Silva Viana |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLETIVIDADE: APRENDIZAGENS DOCENTES SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco |
AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NO ENSINO DA ÁLGEBRA | Sem título |
Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
JOGO DA ONÇA E SUAS VARIAÇÕES NA CULTURA INDÍGENA NO ESPÍRITO SANTO | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Vanessa Carmo dos Santos, Claúdia Alessandra Costa de Araújo, Lígia Arantes Sad |
Relato de Experiência
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM GUIA DE TURISMO DO IFES-VITÓRIA | |
Karina Marques Pereira, Dilza Côco, Lígia Arantes Sad |
ECONOMIA PROPORCIONADA PELAS LÂMPADAS DE LED: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM INTERDISCIPLINAR | |
ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, RICARDO DA SILVA SANTOS |
ANÁLISE DE PLANEJAMENTO DE AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | Análise de planejamento |
Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
DO SUFOCO AO ALÍVIO: O PROJETO “DE OLHO NA ECONOMIA” AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS | |
Anderson José Silva |
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA A PARTIR DE CONTEÚDOS VISUALIZADOS NA ARQUITETURA GUARANI | XML |
kevila Cezario de Morais, Caio Angelo da Silva, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS | |
Gabriel Abreu Moreira, Felipe Avelino De Souza, Bruna Beraldo de Souza, Sandra Maria de Souza Silva, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Vanice da Silva Freitas Vieira |
DEMOSNTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O AUXILIO DO GEOPLANO | |
jose alves de paula, gabriel henrique rodrigues da silva, fred augusto pulz, sheila mara silva santos, alexandre krüger zocolotti |
QUE NÚMERO É ESSE? QUANDO CRIANÇAS DESCOBREM DIFERENTES USOS DE NÚMEROS | |
Zleinda Schultz Kuster, Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
REVISITANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO? ” | |
Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Vinicius Barreto Silva, Hudson Garcia Alves de Oliveira Junior, Filipe Luis Schmith Moreno Ramos |
CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS | Sem título () |
Adriana Piumatti de Oliveira, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
ANÁLISE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Carlos Oliveira Silva de Andrade, Thaciane Jähring Schunck, Caroline da Silva Soares |
O Jogo do Milho Queimado como metodologia no ensino de matemática na escola indígena | |
Laira Lamburghini Ribeiro, Cláudia Araujo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad |
O USO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS | |
erika isabel flores, gabriel henrique da silva, sheila mara silva santos |
DISCUTINDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E NÃO POLIEDROS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | DISCUTINDO OS SÓLIDOS |
Thaciane Jähring Schunk, Laira Lamburguini Ribeiro, Caroline da Silva Soares, Rodrigo Sena Silva |
“ADVINHE EM QUEM EU ESTOU A PENSAR”: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Sem título |
Zleinda Schultz Kuster, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Simone Damm Zogaib |
ABORDAGEM DO TEOREMA DE TALES NO CONTEXTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: UM OLHAR PARA OS ACIDENTES EM ALTURAS | Sem título |
Solange Taranto Reis, Thamires Belo de Jesus, Thiago Guedes Strassemann |
Design de Jogos Computacionais Livres: Articulação entre a Matemática e a Parte Diversificada do Currículo da Escola em Tempo Integral | Sem título |
Daniel Moreira dos Santos |
UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Thaciane Jähring Schunk, Caroline da Silva Soares, Carlos Oliveira Silva de Andrade, Rodrigo Sena Silva, Laira Lamburghini Ribeiro |
MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROBLEMAS LOGÍSTICOS: DISCUTINDO O PROCESSO DE ENTREGA DE URNAS PARA ELEIÇÃO DE REITOR DO IFES | Sem título Sem título Sem título |
Lara Sossai Correa da Costa, Lauro Chagas e Sá, Bruna Zution Dalle Prane |
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO ÀS CONSTRUÇÕES GUARANI: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Cláudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
PESQUISA OPERACIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM LOGÍSTICA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO | |
Lara Sossai Correa da Costa, Diego Silva Guimarães, Lauro Chagas e Sá, Bianca Passos Arpini |
ATIVIDADES DE CONTAGEM E COMPOSIÇÃO DE NÚMEROS: PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES | Sem título |
Bernadete Veronica Hoffman, MARIA DAS DORES SANTOS SILVA |
ANÁLISE DO PIBID ATRAVÉS DA OPTICA DO DISCENTE | |
Fabiano Barbosa Santos, Carlos Oliveira Silva de Andrade, Yasmin Gilles, Ariel Wesley Soares |
DESCOBRINDO AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS | Sem título |
Caroline Silva Soares, kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma Farias da Silva |
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO ÀS CONSTRUÇÕES GUARANI: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
DO SUFOCO AO ALÍVIO: O PROJETO “DE OLHO NA ECONOMIA” AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS | |
Anderson José Silva |
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA A PARTIR DE CONTEÚDOS VISUALIZADOS NA ARQUITETURA GUARANI | |
kevila Cezario de Morais, Caio Angelo da Silva, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS | Sem título |
Gabriel Abreu Moreira, Felipe Avelino De Souza, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Bruna Beraldo de Souza, Sandra Maria de Souza Silva, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Vanice da Silva Freitas Vieira |
O Jogo do Milho Queimado como metodologia no ensino de matemática na escola indígena | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Cláudia Araujo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad |
DISCUTINDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E NÃO POLIEDROS | Sem título |
Thaciane Jähring Schunk, Laira Lamburghini Ribeiro, Caroline da Silva Soares, Rodrigo Sena Silva |
UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS | Sem título |
Thaciane Jähring Schunk, Caroline da Silva Soares, Carlos Oliveira Andrade, Rodrigo Sena Silva, Laira Lamburguini Ribeiro |
Feira de Matemática
MATEMÁTICA E ARTE: LADRILHANDO O MURO DA ESCOLA | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Tobias Longue, Verônica Silva, Jaíne Lorencini, Mayara Oliosi, Laysa Cavalini, Verônica Intrim, João Pedro Xavier, Jordan Delfino, Wallacy Reis Pontini, Mariana Marcarini Zava, Jéssica Coelho Bolsoni, Pâmela Veronez Araújo |
MATEIAL MANIPULAVÉL PRÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO | |
Thaciane Jähring Schunk, Josiane Barroso Mafra, Rodrigo Sena Silva, Karina Marques Pereira |
EXPLORANDO POLIEDROS DE PLATÃO E SEUS DUAIS | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sintia Caprini, Samara Sechin, Wallacy Pontini, Mariana Zava, Jéssica Bolsoni, Joyce Bisi, Pâmela Araújo, Camila Travezani, Aryane Gambini, Thalya Werneck, Maria Eduarda Donatele, Milena Palaoro |
NÚMERO DE EULER | |
Théo Borém Fabris, Arthur Gonçalves Diesel, Bruno Paiva Sant'Anna, Antônio Victor Machado de Oliveira, Gabriel Cosme Barbosa, João Victor Fernandes Picoli, Ramon Araújo Santana |
PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Laura Gomes de Oliveira, Esther Pereira Parassu, Karollayne Santos Carolino de Freitas, Layza Elizangela de Oliveira Souza, Maria Eduarda Siqueira Pereira, Rian de Oliveira dos Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CONGRUÊNCIA DE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE JOGOS MATEMÁTICOSCONGRUÊNCIA DE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS | |
João Heleno Nobre de Oliveira, Beatriz da Penha Santos |
A Torre de Hanói | Sem título |
Guilherme Nascimento de Oliveira, Raquel Perim Pereira, Gabriel Gandra Prata Gonçalves, Michel Guerra de Souza |
“SÁBIO É AQUELE QUE NADA SABE”: OS PARADOXOS NA MATEMÁTICA | Sem título |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosenberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Claudia Araújo Costa Lorenzoni, Fábio Eulálio dos Santos, Nícolas Martins de Menezes |
QUAL É O PRISMA? | |
Mariana de Almeida Silva, Jady Ogioni Coelho, Brunelly Rodrigues Oliveira, Danielly da Conceição Brito |
Construindo elipse, hipérbole e parábola com materiais concretos | Sem título |
Márcio José Santos Mendes, Michel Guerra souza, Gilberto Guerra |
EPLORANDO PERSPECTIVA COM A UTLIZAÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS | Versão corrigida |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Débora Mezadre, Allefh Boldrini, Elienai Fontana, Carolina Lourencini, Carla Lapa, Joana Bayerl, Wemerson Penha, Leonardo Gambarini, Patrik Furlan, George Bonadiman, Síntia Zandomingue Caprini, Samara Sechin, Caminla Verheyen Travezani |
A UTILIZAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE TEORMAS MATEMÁTICO COMO RECURSO DIDÁTICO | |
Fabiano Barbosa Santos, Diogo Oliveira, Bruno Siqueira Perini, Ygor Franzotti |
A Torre de Hanói | Sem título |
Guilherme Nascimento de Oliveira, Raquel Perim Pereira, Gabriel Gandra Prata Gonçalves, Michel Guerra de Souza |
NÚMERO DE EULER | |
Théo Borém Fabris, Arthur Gonçalves Diesel, Bruno Paiva Sant'Anna, Antônio Victor Machado de Oliveira, Gabriel Cosme Barbosa, Ramon Araújo Santana |
Apoio | Realização | ||