Local da conferência
-
Corredor A
- Laboratório de Ensino de Matemática
-
Corredor B
- Mini Auditório 1
- Mini Auditório 2
-
Corredor C
- C3
- C4
- C5
- C6
- C7
-
Teatro
- Teatro
-
Corredor da Mecânica
- Auditório da Mecânica
-
Pátio Central
- Stand 1
- Stand 2
- Stand 3
- Stand 4
- Stand 5
- Stand 6
- Stand 7
- Stand 8
- Stand 9
- Stand 10
- Stand 11
- Stand 12
-
Corredor de Laboratórios
- Laboratório de Prática de Ensino Integrado
- Laboratório de Informática 2
- Laboratório de Informática 1
- Laboratório de Informática 6
- Laboratório de Informática 5
- Laboratório de Informática 7
- Laboratório de Informática 4
- Laboratório de Informática 3
-
Corredor F
- F3
- F1
- F7
-
Corredor D
- D3
Agenda da Conferência
2015-05-27
03:00
-
TRABALHANDO POLINÔMIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE JOGOS
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
GEOGEBRA E GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA: CONCEITOS BÁSICOS
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Informática 1 -
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO
Prédio: Corredor F
Sala: F1 -
GEOMETRIA E ORIGAMI – CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS ENVOLVENDO POLÍGONOS
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
UMA ABORDAGEM DINÂMICA DE TEOREMAS CLÁSSICOS DA GEOMETRIA GREGA
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Informática 2 -
MINICURSO DE ESQUADREJAMENTO E CUBAÇÃO DE POLÍGONOS
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
OTIMIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: DAS EMBALAGENS DE BISCOITO ÀS BOLHAS DE SABÃO
Prédio: Corredor F
Sala: F3
02:00
-
MATEMÁTICA E ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS UTILIZADAS NAS OBRAS DE ESCHER
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 6 -
A RAZÃO ÁUREA EM LOGOMARCAS DE ORGANIZAÇÕES ATUANTES NO BRASIL
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4 -
TEORIA DE GRAFOS PARA O ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MAQUETES ELETRÔNICAS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9 -
DOS CHINESES AOS FRACTAIS: O CASO DO TRIÂNGULO ARITMÉTICO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 10 -
TESSELAÇÕES DE ESCHER E A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO EUCLIDIANO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 7 -
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM SABÃO DE BARRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE QUÍMICA E MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 11 -
AS ABELHAS SABEM MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 2 -
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 3 -
VERIFICAÇÃO DAS TAXAS DE INFLAÇÃO E OS ÍNDICES DE PREÇO NA CIDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 5 -
O USO DA PLATAFORMA ADAPTATIVA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE MATEMÁTICA E O IMPACTO NAS AVALIAÇÕES
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 8
08:10
-
MATEMÁTICA E ARTE: ESTUDANDO ISOMETRIAS E PAVIMENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
DIÁLOGO PROPOSTO ENTRE GEOMETRIA E EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
APLICAÇÃO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA USANDO CALCULADORA SEM ALGUMAS TECLAS EM TURMAS DE 8ª SÉRIE
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA DE DIVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMATICA
Prédio: Corredor C
Sala: C6 -
COMPREENDENDO OS NÚMEROS INTEIROS E SUAS OPERAÇÕES POR MEIO DE MATERIAL CONCRETO
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
CONTRIBUIÇÕES DA MARATONA DO PIBID NO ENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
08:30
-
A MARATONA NO PIBID/MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
PAVIMENTAÇÃO E ESCHER PARA TURMA DO 6º ANO
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
O PROBLEMA DOS QUATRO QUATROS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA: TRABALHANDO COM O TANGRAM
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
EMOÇÕES AO COMPREENDER UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO DIVISÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
MANCALA: USO DO LÚDICO NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor C
Sala: C6 -
ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE ATIVIDADES ENVOLVENDO NÚMEROS INTEIROS DE ALUNOS DO 7º ANO
Prédio: Corredor C
Sala: C5
08:50
-
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS APRESENTADAS NO PME 38
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
MULTIBASE: INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA RESOLUÇÃO DAS QUARTRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
DIÁLOGOS SOBRE A MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE TEMPO INTEGRAL
Prédio: Corredor C
Sala: C6 -
SIMETRIA E ORNAMENTOS NO PLANO EUCLIDIANO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE NÚMEROS RAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
DOMINÓ LOGARITMOS UMA ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DE PROEJA
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID É UMA EXPERIÊNCIA IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
09:10
-
ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
SENSO NUMÉRICO: UM DOS FATORES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOB OUTRA PERSPECTIVA
Prédio: Corredor C
Sala: C3
2015-05-28
03:00
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDIGENAS E A EDUCAÇÃO MATEMATICA CRÍTICA: UM OLHAR MULTICULTURAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9 -
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DOS NÚMEROS COMPLEXOS: UM RESGATE HISTÓRICO DE CARDANO A GAUSS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 11 -
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA NOVA PERSPECTIVA NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE 1ºGRAU NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO O MÉTODO DE CRAMER
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 2 -
INTRODUÇÃO DE POTENCIAÇÃO COM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 1 -
INTERATIVIDADE NA IN-FORMAÇÃO DO PNAIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA AOS PROFESSORES DE 1º AO 3º ANO: BLOG
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 6 -
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9 -
MEDIÇÃO DE VAZÃO EM RIOS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 12 -
ESCOLARIZAÇÃO EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: RELATOS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 10 -
CAIXA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA DESENCAIXAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 6 -
APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE UMA ALUNA AUTISTA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4 -
AULA, DÚVIDAS E DIÁLOGOS SOBRE EQUAÇÕES DO 2º GRAU
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 2 -
ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE À APLICAÇÃO DE UM PROBLEMA DO PISA 2012
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 8 -
OS RECURSOS UTILIZADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DE UMA TURMA DE 8ª ETAPA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 5 -
O JOGO SENHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS MÉTODOS DE CONTAGEM
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 3 -
A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 7 -
RESOLUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 7
06:30
-
O SIGNIFICADO GRÁFICO DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Informática 7 -
RESOLUÇÃO COMPUTACIONAL DE PROBLEMAS DE PROBABILIDADE
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS UTILIZANDO COMANDOS DO SOFTWARE GEOGEBRA: CONSTRUINDO O JOGO DO 15
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Informática 4 -
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DO GEOPLANO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
EXPERIMENTOS DE PROBABILIDADE COM O KIT "CERTEZAS DO ACASO" DO PROJETO "AS AVENTURAS NA CIÊNCIA"
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
GRANDEZAS E MEDIDAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Prédio: Corredor C
Sala: C7 -
O JOGO E A MATEMÁTICA: COMBINANDO POSSIBILIDADES
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
GEOMETRIA HIPERBÓLICA A PARTIR DO MODELO DE POINCARÉ
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Informática 6 -
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: “MATEMATIZANDO COM LITERATURA"
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS
Prédio: Corredor F
Sala: F3 -
NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS A PARTIR DA MEDIDA DE SEGMENTOS
Prédio: Corredor F
Sala: F7
2015-05-29
02:40
-
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A GEOMETRIA E A CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO: UM CAMINHO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE TEORIA DE GRAFOS
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
APRENDENDO FUNÇÃO EXPONENCIAL COM DOBRADURAS E O SOFTWARE GEOGEBRA
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO: BUSCANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
A PREPARAÇÃO PARA OBMEP
Prédio: Corredor D
Sala: D3 -
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO DE VARIÁVEL NA ÁLGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
03:00
-
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
(RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA OS ANOS INICIAIS: UMA OFICINA MINISTRADA NO SEMINÁRIO DO PNAIC
Prédio: Corredor A
Sala: Laboratório de Ensino de Matemática -
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
COMO ENSINAR UM CONTEÚDO DE GEOMETRIA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
FUNÇÃO QUADRÁTICA: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
ESTUDO DE NOÇÕES DE SEMELHANÇA COM AUXÍLIO DO TELEFONE CELULAR
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
MATEMÁTICA NO CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor D
Sala: D3
03:20
-
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO FAMÍLIA DE FUNÇÕES
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
FLUXO DE CAIXA PESSOAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE CAFÉ
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
MATEMÁTICA EM CENA: APRENDIZAGENS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO NA MONTAGEM E ENCENAÇÓES DE PEÇAS DO TEATRO MATEMÁTICO
Prédio: Corredor D
Sala: D3 -
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA NO 6º ANO
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS.
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado -
ALTAS HABILIDADES NA SALA DE AULA
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA EJA
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
A DIFICULDADE EM LECIONAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE VITÓRIA/ES: UM ESTUDO DE CASO
Prédio: Corredor de Laboratórios
Sala: Laboratório de Prática de Ensino Integrado
03:40
-
A ARTE DE CONTAR OS NÚMEROS
Prédio: Corredor D
Sala: D3 -
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM JUROS NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
DEMONSTRAÇÃO GEOMÉTRICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE ELETROTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AULA DE PROJEÇÃO ORTOGONAL
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
04:00
-
REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS COM O JOGO FOLIA MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 9 -
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 1 -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O COTIDIANO COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE JURO COMPOSTO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 1 -
POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 10 -
USO DO SKETCHUP PARA O ENTENDIMENTO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4 -
MOCINHA OU VILÃ? ANALISANDO O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 6 -
DIAGNOSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 2 -
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E CÁLCULO DE VOLUME
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4 -
AULA PRÁTICO-TEÓRICA GEOMETRIA PLANA: ÁREA DE FIGURAS
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 5 -
O JOGO COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 11 -
A LENDA DO JOGO DE XADREZ SIMULTANEAMENTE AO ENSINO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 12 -
GEOMETRIA NAS PROFISSÕES
Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 3
2015-05-26
06:30
-
Palestra de Abertura:
Matemáticas em tempos de Malba Tahan
Prof. Dr. Moysés Gonçalves Siqueira Filho
Licenciado em Matemática (1986), possui Mestrado em Educação (UFES,1999), Doutorado em Educação (Unicamp, 2008), e Pós-Doutorado (Unifesp-Brasil/Université de Limoges-França, 2013/15). É Professor Ajunto III da Universidade Federal do Espírito Santo e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES). Atua como Vice-Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/ES (2013-2015) e como Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Também é autor dos livros Malba Tahan: Episódios do Nascimento e Manutenção de um Autor-Personagem (2013) e Os Concursos de Malba Tahan veiculados na Última Hora em 1972 (2015).
2015-05-27
06:30
-
Mesa-redonda 1:
FAZER MATEMÁTICA EM DIFERENTES CULTURAS
- Prof. Claudia Araujo Costa Lorenzoni (Ifes/Vitória)
- Prof. Beatriz Cezar Muller (PM Serra)
- Prof. Camila Maria Dias Pagung (Sedu, PM Anchieta)
Mediadora: Prof. Ligia Arantes Sad (Cefor/Ifes)
-
Mesa-redonda 2:
FAZER MATEMÁTICA COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS
- Prof. José Carlos Thompson (Sedu e PMSerra)
- Prof. Thamires Belo de Jesus (Ifes/Cachoeiro do Itapemirim)
- Prof. Ana Ligia Teixeira (Ifes/Vitória)
Mediadora: Prof. Sandra Aparecida Fraga da Silva (Ifes/Vitória)
2015-05-28
04:30
-
Mesa-redonda 3:
FAZER MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS
- Prof. Organdi Mongin Rovetta (Sedu)
- Prof. Solange Sardi Gimenes (PM Vila Velha)
Mediador: Prof. Alex Jornade (Ifes/Vitória)
05:30
-
Palestra de encerramento:
Formação de Professores que Ensinam Matemática: Integrando Recursos, Saberes e Práticas
Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo
Possui graduação em Matemática (UFRJ, 1991), mestrado em Matemática Aplicada (UFRJ, 1994) e doutorado em Tecnologias Computacionais no Ensino de Matemática, (UFRJ, 2004), com estágio de doutoramento no Institute of Education da Warwick University, Reino Unido. Atualmente é professor associado e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é representante do Brasil no ICMI/IMU (International Comission on Mathematical Instruction/International Mathematical Union).
Apoio | Realização | ||