Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação em Ciências e Matemática
ABORDAGENS LÚDICAS DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTSA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
Rivana Souza Batista, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Marcio Alessandro Fracalossi Caniçali, Sidnei Quezada Meireles Leite |
OS SABERES PEDAGÓGICOS DISCIPLINARES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DE CARIACICA-ES: UM TRABALHO COLABORATIVO | |
Vanusa Stefanon Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES. | |
Alexsandra Alves Pereira, Hélio Rosetti Junior |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM TRABALHO COOPERATIVO COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PIBID/IFES | |
Euléssia Costa Silva, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM MINERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Evanizis Dias Frizzera Castilho, Manuella Villar Amado |
INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE APLICAÇÃO DO USO DE JOGOS EM ANÁLISE COMBINATÓRIA | |
José Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E PEDAGÓGICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO GEEM-ES | |
Lydia Marcia Braga Bazet, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE PRELIMINAR DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA FUNGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Helania Mara Grippa, Manuella Villar Amado |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR ALUNOS SURDOS E OS REFLEXOS DESSE NAS DEMAIS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo |
ALICE NO PAÍS DO ESPELHO: COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA | |
Renata Lorencini Rizzi, Edmar Reis Thiengo |
A INFLUÊNCIA DO “AUTOCONCEITO ACADÊMICO” E “ATITUDES DO ALUNO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA” SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE ENSINO MÉDIO | |
Renata Sossai Freitas, Maria Alice Veiga Ferreira Souza |
O GRAU DE COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO | |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Edmar Reis Thiengo |
IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ABORDAGENS TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MAPAS CONCEITUAIS | |
Patrícia Regina Carvalho Ottz, Antônio Henrique Pinto |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ÁLGEBRA EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL, NO MUNICÍPIO DE COLATINA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | |
Cidimar Andreatta, Antonio Henrique Pinto |
O IMPACTO DE DIFERENTES DISCURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS | |
Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIDADANIA: CONSTRUINDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES | |
Marciano Almeida Vieira, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Alex Jordane Oliveira |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO TÉCNICO DE GEOPROCESSAMENTO DO IFES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | |
Leonardo Polese Alves, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MOEDA | |
Gustavo Perini Amaral, Helio Rosetti Junior |
O PENSAR METACOGNITIVO NO VIÉS DA MATEMÁTICA E METALURGIA | |
Adriana Piumatti de Oliveira, Lígia Arantes Sad |
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FACE À CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS | |
Mariana Cezar, Rodolfo Chaves |
MOVIMENTO CTSA E ABORDAGEM TEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
Amanda Ferraz Rossi, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin |
História, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
OS JOGOS ENTRE OS POVOS CIGANOS DO MUNICÍPIO DA SERRA: UM INSTRUMENTO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA | |
Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad |
AMBIENTES COSTEIROS, AÇÕES ANTRÓPICAS E TRANSGRESSÕES MARINHAS: CONHECER PARA MUDAR | |
Inácio Alves de Amorim Junior, Carlos Roberto Pires Campos |
ENFOQUE CTSA NAS MOSTRAS CULTURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARIACICA-ES | |
Luz Marina de Souza, Sidnei Quezada Meireles Leite |
PLANTAS MEDICINAIS: PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE CTSA | |
Kelly Araújo Ferreira, Manuella Villar Amado |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA | |
Clovis Lisboa Santos, Edmar Reis Thiengo, Sandra Aparecida Fraga Silva |
A CTSA E A SUA APLICAÇÃO EM UM ESPAÇO COLETIVO DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS/ES | |
Josilene Erlacher Werneck Machado Falk, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
PATRIMÔNIO CULTURAL NA ABORDAGEM CTSA: SUA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES | |
Michele Pires Carvalho, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
TRILHAS ECOLÓGICAS COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. | |
José Renato de Oliveira Pin, Carlos Roberto Pires Campos |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CAMPO COMO RECURSO MOTIVADOR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE | |
Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Atanásio Alves do Amaral |
DESVENDANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE EM CTSA: A REVISTA CIÊNCIA HOJE COMO FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Sabrine Lino Pinto, Antônio Donizetti Sgarbi |
UM OLHAR SOBRE AS SEMANAS ESTADUAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Carlos Alberto Nascimento Filho, Antonio Donizetti Sgarbi |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SERRA-ES | |
Leandro Mattos, Carlos Roberto Pires Campos |
CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE PARA DEBATER CIÊNCIA, AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Katy Kenyo Ribeiro, Antonio Donizetti Sgarbi |
Tecnologias e Recursos Educacionais na Educação em Ciências e Matemática
SISTEMA NERVOSO E SISTEMA ENDÓCRINO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA CTS | |
Marina Cadete da Penha, Manuella Villar Amado |
UMA ABORDAGEM DA GEOMETRIA DE VAN HIELE ENVOLVENDO MATERIAIS MANIPULATIVOS E SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
Solange Sardi Gimenes, Rony Cláudio de Oliveira Oliveira |
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL AO PARTICIPAREM DE UM GRUPO COLABORATIVO | |
Simone de Melo Sessa, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, QUIZ E SUAS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES | |
David Paolini Develly, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
SABERES POPULARES E CIENTÍFICO COM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Raphael Correa de Almeida, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin, Sidnei Quezada Meireles Leite |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM INTERELAÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Bea Karla Flores Machado Teixeira, Rodolfo Chaves |
Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
Instituto Federal do Espírito Santo