Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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A CTSA E A SUA APLICAÇÃO EM UM ESPAÇO COLETIVO DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS/ES

Josilene Erlacher Werneck Machado Falk, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


Estudo que apresenta proposta para constituição de um espaço coletivo de aprendizagem cientifica em Domingos Martins/ES. A proposta de um ambiente estruturado para atender a demanda das escolas estaduais e municipais, baseia-se em pressupostos metodológicos que visam realizar um trabalho de alfabetização científica com enfoque CTSA. A criação de um projeto para a educação em CTSA no município de Domingos Martins é uma possibilidade concreta em face da expressão cultural, social e educacional que o município serrano tem no estado do Espírito Santo. O processo metodológico a ser desenvolvido, se pautará nas etapas, a saber: levantamento de documentos sobre a temática e a sua aplicação em diferentes municípios nacionais; levantamento da situação espacial, social, educacional e histórica do município de Domingos Martins e da região leste serrana do Espírito Santo; elaboração de uma proposta inicial a ser apresentada junto a grupos de trabalho do município de DM; elaboração de uma proposta estruturada com comentários do grupo de trabalho e construção de roteiros didáticos para utilização do espaço proposto.  Os saberes a serem investigados/descobertos por meio deste espaço terão como base o estudo global do Planeta Terra, em grande parte de sua complexidade, a compreensão do equilíbrio harmonioso composto pelas esferas terrestres e a relação do homem com esses elementos na produção tecnológica e científica, de forma inter e transdisciplinar, sem ônus da especificidade de cada área de conhecimento, favorecendo ao estudante a construção de uma visão abrangente das questões socioambientais, em um lugar onde se pode experimentar, construir e aplicar o seu saber. Paralelo à fragmentação dos saberes ainda constatáveis nas instituições de ensino, nota-se o fenômeno da globalização imprimindo novas características e demandas ao processo de ensino-aprendizagem. Com base no exposto, propõe-se uma educação integradora tanto em ambientes formais como não-formais, capazes de produzir cidadania.