Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O IMPACTO DE DIFERENTES DISCURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS

Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2012-11-29

Resumo


A forma de abordagem dos conteúdos matemáticos é um elemento importante na comunicação entre docentes e discentes, e o papel do docente é facilitar esse aprendizado. A linguagem utilizada nesse processo tem uma dupla função: a de facilitar a aprendizagem ou a de comprometer a aprendizagem. Desta forma, surge a necessidade de pesquisar o discurso utilizado pelo docente na transmissão de conteúdos matemáticos, de modo a compará-los para verificar o que otimiza a produção de significados pelos discentes. Há também, nas instituições de ensino, que oferecem o ensino fundamental, um questionamento sobre a transição dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: qual é a formação que está sendo dada a esses alunos? Por que parte dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental possui tanta dificuldade na abordagem do ensino da matemática? O referido projeto tem o objetivo de pesquisar e analisar os diferentes impactos causados pelo docente quando o mesmo adota determinado discurso no ensino de matemática, o de linguagem tradicional e o de linguagem contemporânea, implicando na produção de conhecimentos matemáticos significativos para os alunos. A abordagem será feita em turmas de 5º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Mauro Pereira Bastos, situada no município de Serra, estado do Espírito Santo, buscando observar as influências desse discurso na transição dos alunos que saem do ensino fundamental séries iniciais para ensino fundamental séries finais. Baseado nas teorias de Jerome Bruner, Lev Vigostsky, Michel Foucault e Mikhail Bakhtin, cada uma das metodologias abordadas será aplicada a um mesmo conteúdo específico de matemática, inserindo-as em diferentes turmas de um mesmo ano de ensino, com o intuito de podermos apresentar a qual metodologia de ensino aplicada houve, por parte do aluno, uma construção de significados concretos de matemática. A pesquisa exploratória analisará vídeos construídos a partir das aulas expositivas feitas pelos docentes. Utilizará depoimentos de alunos e também de docentes sobre a sua visão do ensino da matemática e tais depoimentos acontecerão antes e após a conclusão da pesquisa. O produto final terá como objetivo a produção de um vídeo onde serão apresentados os resultados da pesquisa e ofertado um manual descritivo do processo e conclusão.