Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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ABORDAGENS LÚDICAS DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTSA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Rivana Souza Batista, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2012-11-18

Resumo


A Educação Brasileira tem sofrido inúmeras intervenções buscando atender às demandas da sociedade contemporânea, envolvidas cada vez mais com as questões históricas, econômicas, socioambientais e culturais. Estas ideias corroboram os pressupostos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Para dar conta dessa demanda, surgiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pela CAPES e financiado pelo Governo Federal, buscando inovar a Educação Básica a partir das intervenções dos alunos de licenciatura das instituições públicas de ensino superior, produzindo um professor reflexivo de sua prática e alterando a prática pedagógica da sala de aula da Educação Básica. O objetivo desta pesquisa é estudar as abordagens lúdicas no ensino de química no Ensino Médio, desenvolvidas por alunos do PIBID-UFES em uma escola estadual do Espírito Santo. Este estudo será realizado empregando a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, além de outros referenciais tais como Glen Aikenhead, António Cachapuz, Daniel Gil-Perez e Wildsom Santos, que sustentam a tese da necessidade de renovação da Educação Básica para dar conta da complexidade das demandas da sociedade contemporânea. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, construído a partir de observações realizadas pelo pesquisador, entrevistas semiestruturadas, questionários aplicados aos professores e análise de documentos oficiais. Este estudo será realizado em três etapas: (a) diagnóstico dos projetos desenvolvidos em 2011 e 2012 nas escolas públicas estaduais na Grande Vitória articulados ao PIBID, com vistas a identificar os casos de sucesso no ensino de química; (b) estudar as práticas pedagógicas de sucesso em duas escolas com PIBID à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas; (c) realização de um curso de formação continuada para professores e alunos das áreas das Ciências da Natureza sobre Abordagens Lúdicas e a Teoria das Inteligências Múltiplas, com vistas à produção colaborativa de relatos de experiências no ensino de Ciências. O produto final dessa pesquisa será um livro sobre Abordagens Lúdicas no Ensino de Ciências contendo relatos de experiências docentes em Química no Ensino Médio da Escola Estadual do Espírito Santo.