Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIDADANIA: CONSTRUINDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES

Marciano Almeida Vieira, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Alex Jordane Oliveira

Última alteração: 2012-11-29

Resumo


O objetivo principal deste estudo é analisar e descrever o trabalho de professores de matemática em um grupo com características colaborativas e como eles propõem atividades investigativas a partir de um contexto local na perspectiva de Ponte e Boavida (2002). Este projeto é de grande relevância, pois pretende abordar o tema formação de professores numa perspectiva mais cidadã, ressaltando a importância do trabalho coletivo e o processo de colaboração em suas práticas. Além disso, dará destaque aos significados e conceitos elaborados a partir das várias maneiras de entender o contexto sociopolítico em que o projeto está inserido. Considera importante o estabelecimento de um diálogo com a matemática crítica, numa tentativa de compreender as possibilidades e desafios, apoiado por um ambiente de aprendizado dinâmico e aberto, que privilegia a prática colaborativa e a atitude positiva entre os diferentes atores. Sendo assim, toma como ponto de partida para uma formação significativa os encontros realizados pelo grupo de professores nos planejamentos coletivos semanais na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ecoporanga” localizado no município de Ecoporanga/ES. Em atividades de investigação, os alunos podem ser provocados a reconhecerem a comunidade em que vivem, bem como seus problemas e tensões, se apropriando de uma educação matemática crítica enquanto práticas libertadoras. A proposta de inserção de atividades investigativas baseadas nas ideias de Skovsmose (2000) e Ponte, Oliveira e Brocardo (2003) em sala de aula pretende propor e discutir soluções coletivas na resolução dos problemas, tentando garantir o envolvimento dos alunos. Ao buscar esse envolvimento o estudo procura não só investigar o trabalho coletivo dos professores, mas o papel dos alunos, suas trocas de experiências, e seus olhares críticos sobre sua comunidade e o mundo. Neste contexto entendemos como legítima a análise também das reflexões feitas pelos alunos, a partir dos seus diferentes pontos de vista, das discussões, das problematizações, das experiências vividas e das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço livre para o compartilhamento de ideias e apropriação crítica do conhecimento. Na possibilidade de desenvolver uma metodologia de trabalho colaborativo e sua contribuição para o crescimento profissional dos professores envolvidos, a partir dos relatos problemas dos alunos, pretende-se construir como produto final um livro paradidático que possa relatar os caminhos percorridos por esses professores e alunos e, assim, possibilitar aos cidadãos de Ecoporanga, o contato com uma proposta que evidencie o comprometimento desses diferentes atores numa forma de exercer sua cidadania e autonomia, na construção de uma escola e de um mundo mais humano.