Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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MOVIMENTO CTSA E ABORDAGEM TEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Amanda Ferraz Rossi, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin

Última alteração: 2012-12-05

Resumo


O novo currículo básico estadual busca superar práticas de conhecimento construídos sem o estabelecimento de uma reflexão com a práxis social. Não se trata mais de mostrar as maravilhas das ciências, mas de promover nos educandos as possibilidades deles se tornarem cidadãos ativos capazes de agir, de tomar decisões e de compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas. Essa pesquisa visa observar como uma abordagem CTSA pode contribuir tanto para a construção do conhecimento em Física quanto para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que, além de uma formação científica e tecnológica possam, de fato, compreender que ciência é um conhecimento necessário para uma melhor relação com o mundo em que está inserido. Esta contribuição será efetivada através da realização de aulas onde os tópicos presentes no Currículo da Educação Básica do Espírito Santo serão trabalhados através de abordagens temáticas, cujos temas proporcionem uma formação humana que atrele conhecimento científico ao contexto social. O professor pesquisador que atua na educação com turmas do Ensino Médio, desenvolverá a pesquisa numa turma do primeiro ano onde, em alguns momentos, serão desenvolvidos tópicos de Física baseando nos moldes tradicionais de ensino, e em outros, os tópicos serão trabalhados através de abordagens temáticas usando sequências didáticas. O professor pesquisador que fará parte do processo, desenvolverá uma pesquisa qualitativa, com caráter etnográfico, tentando compreender tanto o contexto cultural da escola e da turma ao longo de um ano de intervenções quanto as possíveis interações entre o contexto cultural e a apropriação do conhecimento pelos alunos. Será estudado em particular os possíveis impactos da abordagem CTSA no entendimento dos educandos sobre os conceitos abordados e sobre o próprio conceito de ciência e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Como resultado, é previsto a produção de material didático com orientações para o educador, tratando dos conteúdos de Física através de abordagens temáticas atreladas numa perspectiva CTSA.