Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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O GRAU DE COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO

Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


A pretensão investigativa deste trabalho visa analisar o grau de compreensão que os alunos surdos apresentam nas leituras dos enunciados de textos matemáticos. Qual o grau de compreensão obtido pelo grupo de alunos pesquisados; se nesse processo, há um grau maior ou menor de compreensão variando segundo o processo de aquisição de sentido vivenciado por cada aluno surdo participante; o quanto a linguagem (português ou a libras)  possibilita maior ou menor entendimento desses enunciados; quais as maiores barreiras nesse processo de aquisição do conhecimento. Em busca dessas respostas é que esta pesquisa visa investigar a percepção que o aluno surdo tem do mundo e como se dá para os possíveis participantes  o processo de aquisição do conhecimento e a produção de sentido e por conseguinte de novos campos semânticos.O intuito dessa pesquisa é buscar meios que propiciem ao aluno surdo desenvolver as habilidades cognitivas de leitura (sejam elas por meio escrito ou visual) que os impulsione a uma melhor compreensão de enunciados matemáticos provocando uma maior ampliação de seus conhecimentos e propiciando aos professores ouvintes mecanismos que favoreçam a compreensão da linguagem matemática. A pesquisa será elaborada sob o método de estudo de caso, uma vez que  serão levados em conta, as experiências vividas, a entrevista, o levantamento de dados por meio de questionários e participação in loco, aulas filmadas para análise comparativa.