Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AMBIENTES COSTEIROS, AÇÕES ANTRÓPICAS E TRANSGRESSÕES MARINHAS: CONHECER PARA MUDAR

Inácio Alves de Amorim Junior, Carlos Roberto Pires Campos

Última alteração: 2012-11-20

Resumo


A complexidade do mundo contemporâneo requer a religação do pensamento científico com a cultura das humanidades. Tal religação permitirá contextualizar, e refletir, sobre os problemas atuais de maneira mais crítica e holística. Por estarmos numa época em que os problemas estão articulados em uma escala planetária, é fundamental que as propostas para as possíveis soluções sejam também de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, uma educação ambiental que objetiva compreender a complexidade da realidade socioambiental, numa dialética entre sociedade e meio ambiente, vai ao encontro das demandas do mundo atual. E neste desafio, tem papel preponderante a ação social de cada cidadão, seu poder de agência no mundo, individualmente, cujos atos, somados a tantos outros atos individuais, produzirão resultados significativos. Este projeto visa a desenvolver um espaço não formal de diálogo e problematização acerca das questões ambientais no município de Conceição da Barra (ES) com o intuito de sensibilização da sociedade local quanto ao conceito de meio ambiente e sua preservação. A proposta é conscientizar cada morador local do seu potencial poder de agência na cidade, na região, no estado, no mundo. Os espaços de diálogos seriam destinados à (re) construção de conceitos e temas geradores de debates e problematizações acerca do ambiente local. A mudança provocada por atividades antrópicas e naturais fariam parte dessa proposta. Aliado a isso, iríamos a campo para a percepção desses ambientes em áreas urbanizadas ou não. A proposta será desenvolvida, pois, em uma pesquisa do tipo etnografia escolar, tomando o espaço geográfico como cultura material a ser interpretada e levada para debate junto dos cidadãos. Tais etapas da pesquisa farão parte de uma sequencia didática a ser elaborada e explorada multidisciplinarmente. A consciência ambiental transita a partir das possiblidades de viver em um ambiente mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o ser humano, desde que este se reconheça como parte integrante desse ambiente, e reconheça seu poder de agência. Todo o arcabouço teórico e as ações desenvolvidas durante o projeto seriam organizados numa cartilha a ser disponibilizada para o município estudado.