Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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UMA ABORDAGEM DA GEOMETRIA DE VAN HIELE ENVOLVENDO MATERIAIS MANIPULATIVOS E SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA

Solange Sardi Gimenes, Rony Cláudio de Oliveira Oliveira

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar e avaliar as habilidades do aluno no desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo o modelo de Van Hiele. Tal análise será feita a partir do uso de estratégias metodológicas pautadas em atividades investigativas, que combinem uso de materiais manipulativos e softwares de geometria dinâmica. Escolhemos como referência o foco na aprendizagem significativa de conceitos de geometria plana, limitando-se ao estudo do triângulo. A motivação em abordar tal temática deve-se ao fato da geometria continuar sendo relegado a um segundo plano no contexto escolar, apesar de sua importância na formação matemática do estudante. Pesquisas nessa área indicam que a geometria, apesar de partir da visualização das “coisas” à nossa volta, quando bem trabalhada propicia elementos para que se desenvolvam competências básicas do pensamento autônomo crítico como a classificação, argumentação, síntese, formulação de hipóteses, generalização e demonstração. A intenção de vincular materiais manipulativos a recursos computacionais tem ao mesmo tempo um caráter lúdico e uma possibilidade de, respeitando estágios de desenvolvimento dos estudantes, possibilitar avanços nesses níveis de conhecimento através de atividades investigativas, onde o aluno tem maiores oportunidades de aprender por descoberta, favorecendo uma aprendizagem significativa. A pesquisa será exploratória, descritiva e experimental com abordagem qualitativa, através do método Pesquisa-ação realizada em uma escola da rede pública do município de Vila Velha. A intenção é criar atividades investigativas e exploratórias na perspectiva de Ole Skovsmose e João Pedro da Ponte, criando oportunidades para uma aprendizagem significativa conforme a teoria de aprendizagem de David Ausubel e assim analisar as contribuições desses teóricos para o avanço nos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele. As atividades serão realizadas pelos sujeitos da pesquisa, alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como instrumento inicial de coleta de dados será elaborado em pré-teste para determinar uma referência do nível no qual se encontra e ao final da pesquisa um pós-teste para analisar possíveis avanços, avanços esses que também serão observados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Como resultado, espera-se estruturar, experimentar e analisar essas atividades e o impacto que possam ter no processo de avaliação do nível de conhecimento geométrico dos estudantes e no avanço para níveis superiores. Como produto final, serão organizadas sequencias didática, que possam contribuir como sugestão aos professores de matemática na formação de estudantes com vistas à sua autonomia.