Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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A INFLUÊNCIA DO “AUTOCONCEITO ACADÊMICO” E “ATITUDES DO ALUNO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA” SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE ENSINO MÉDIO

Renata Sossai Freitas, Maria Alice Veiga Ferreira Souza

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


Este estudo tem como objetivos principais investigar se existe diferença no desempenho acadêmico em matemática entre os alunos de cursos do eixo tecnológico Infraestrutura e os alunos de cursos do eixo tecnológico Gestão e Negócios na modalidade de educação profissional técnica de nível médio, bem como verificar as possíveis influências entre o autoconceito acadêmico e as atitudes do aluno em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico em matemática destes alunos. Para tanto, utilizará como lócus de pesquisa os eixos tecnológicos Gestão e Negócios e Infraestrutura que abrangem, respectivamente, o curso técnico em administração e os cursos técnicos de portos e transporte ferroviário. Levando-se em consideração a oferta desses cursos, esse estudo será realizado no Instituto Federal do Espirito Santo, mais especificamente, com alunos dos Campi de Cariacica e Guarapari. Por meio de diferenças de médias, será verificado estatisticamente, se existe diferença no desempenho acadêmico em matemática entre os alunos de cursos do eixo tecnológico Infraestrutura e os alunos de cursos do eixo tecnológico Gestão e Negócios na modalidade de educação profissional técnica de nível médio. Em seguida, será conduzida uma pesquisa Survey de natureza exploratório-descritiva em que será desenvolvido um instrumento de pesquisa com questões que mensurem quantitativamente, nesses estudantes, as variáveis “autoconceito acadêmico” e “atitudes do aluno em relação à matemática”. Tendo em mãos esses dados, será possível por meio do instrumento estatístico regressão múltipla verificar se as variáveis pesquisadas explicam de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho acadêmico em matemática. A avaliação de desempenho acadêmico no processo de ensino e aprendizagem é um fenômeno complexo em que muitas são as variáveis influentes. O entendimento do grau de influência dessas variáveis permitirá um tratamento em foco que resultará na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática, uma vez que essas variáveis ainda carecem de investigação na modalidade de educação profissional técnica de ensino médio.