Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL AO PARTICIPAREM DE UM GRUPO COLABORATIVO

Simone de Melo Sessa, Rony Cláudio de Oliveira Freitas

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


Uma das fontes para análise geral dos resultados das práticas educacionais em Educação Matemática é o resultado da avaliação externa à qual os alunos das séries finais das etapas da Educação Básica são submetidos, a Prova Brasil. Com base nos dados do desempenho escolar dos alunos e também na própria finalidade desse tipo de avaliação, que é a de subsidiar pesquisas na área educacional, optou-se por investigar de que forma a formação inicial de professores tem contribuído para a prática docente; que lacunas não são preenchidas na formação inicial e/ou continuada dos docentes interferindo em sua prática e a necessidade de construção ou reconstrução de conceitos matemáticos e pedagógicos dos professores. Tem-se como objetivo geral da pesquisa, analisar como a participação dos professores em um grupo colaborativo pode auxiliar na (re)construção desses conceitos, interferindo, em segunda ordem, em suas práticas docentes, causando efeitos positivos no ensino e aprendizagem matemática no ensino fundamental. Os estudos no grupo, que se pretende colaborativo, serão feitos conforme as diretrizes dos autores Ana Boavida, João Pedro da Ponte(2002) e Dario Fiorentini(2006) que consideram o trabalho de colaboração ativa eficaz e profícuo; uma forma de reunir pessoas em torno de um mesmo objetivo, com experiências, competências e expectativas comuns. Esse tipo de estudo favorece a interação, o diálogo e a reflexão conjunta, fortalece e cria melhores condições para o levantamento de deficiências e busca de soluções em colaboração grupal. O grupo já se encontra instituído e formado por quatro professoras de matemática do Ensino Fundamental que lecionam nas escolas do Distrito de Celina, Município de Alegre – ES; a Diretora de uma das escolas e a pesquisadora que também atua no curso de Pedagogia na formação de professores de Matemática, totalizando seis participantes. A participação no grupo foi voluntária e a adesão demonstrou intenso desejo de trocas entre esses profissionais de forma a minimizar dúvidas e maximizar possibilidades educativas. A pesquisa será do tipo qualitativa, em um estudo longitudinal e, sendo necessário, para a (re)construção de conceitos contará com o apoio teórico de Vergnaud e Ausubel no que diz respeito às teorias cognitivas, abordando-se assim a Teoria dos Campos Conceituais e a Aprendizagem Significativa. O estudo será feito durante o ano de 2013, em reuniões quinzenais e o andamento do estudo é que definirá a metodologia do mesmo. Pretende-se como produto final a estruturação de um curso de formação continuada para professores de Matemática do Ensino Fundamental.