Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO TÉCNICO DE GEOPROCESSAMENTO DO IFES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Leonardo Polese Alves, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


A pesquisa está verificando como os conhecimentos de Ciências e Matemática aprendidos e apropriados durante o ensino médio estão sendo utilizados pelos alunos que estão na educação profissional fazendo o curso técnico de Geoprocessamento no Instituto Federal do Espírito Santo. E ainda, como as lacunas nos conhecimentos de Ciências e Matemática estão interferindo na aprendizagem desses alunos do curso técnico de Geoprocessamento. A pesquisa é exploratória e descritiva, com pesquisas bibliográfica e de campo, e com abordagens quantitativa e qualitativa. O estudo está sendo construído a partir da análise da legislação, de documentos oficiais, de referencial teórico das áreas da Educação e do Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, da história da educação profissional, dos resultados dos processos seletivos e da aplicação e análise de questionários junto a professores e alunos desse curso técnico. O estudo do referencial teórico das áreas da Educação e do Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática envolve: resgate teórico sobre a aprendizagem de Ciências e Matemática/Geometria no ensino médio da escola brasileira; descrição da importância dos conhecimentos de Ciências e Matemática e da apropriação desses conhecimentos à luz dos PCNs e DCNs; e entendimento dos modos de apropriação social desses conhecimentos. A análise da legislação e dos resultados de avaliações e estatísticas escolares de âmbitos nacional e estadual pretende: resgatar nos PCNs as orientações de planejamento de políticas públicas para o ensino médio; conhecer e listar os problemas no ensino médio através dos resultados do Censo Escolar, PAEB e ENEM. O estudo da história da educação profissional no Ifes visa mostrar o surgimento da área técnica de Agrimensura e as transformações que induziram o curso técnico de Geoprocessamento. A análise do documento de implantação do curso técnico de Geoprocessamento está permitindo determinar os conhecimentos específicos de Ciências e de Matemática do ensino médio que constituem os pré-requisitos mais importantes para que o aluno compreenda e se aproprie dos conhecimentos técnico-científicos desse curso. A pesquisa de campo obteve dados a partir dos resultados da prova de admissão/seleção para o referido curso e está obtendo dados a partir da aplicação de questionários com professores e alunos para verificar como os alunos utilizam esses conhecimentos de Ciências e Matemática definidos como pré-requisitos para o curso de Geoprocessamento. O confronto dos resultados da pesquisa de campo com a pesquisa bibliográfica do referencial teórico, legislação, documentos oficiais e resultados das avaliações e estatísticas, resultará em análises e em propostas de intervenção. Como produto final, teremos propostas de intervenção macro com sugestão de alteração da grade curricular do curso técnico de Geoprocessamento e de intervenção micro com sugestões de duas sequências didáticas que promovam o resgate dos conhecimentos de Ciências e Matemática definidos como pré-requisitos e a integração desses conhecimentos com conhecimentos técnico-científicos fundamentais do curso técnico de Geoprocessamento.