Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM MINERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Evanizis Dias Frizzera Castilho, Manuella Villar Amado

Última alteração: 2012-11-24

Resumo


Nestes últimos anos, as discussões que envolvem, conjuntamente, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente vêm se tornando cada vez mais importantes nos ambientes educacionais. Percebemos que os temas tratados muitas vezes não apresentam associação clara à realidade local, o que torna a discussão apenas filosófica e, por vezes, inócua. A abordagem CTSA deve ocorrer de forma particular à realidade do aluno, de maneira que seja fácil, a ele, enxergar as aplicações dos métodos de acordo com as suas próprias experiências. Deve-se procurar estabelecer um vínculo forte entre o crescimento do conhecimento técnico, experiências individuais e capacidade de identificação das questões ambientais, mostrando, de forma inequívoca, que meio ambiente, sociedade e desenvolvimento científico e tecnológico não devem ser tratados de forma isolada, mas sim congregados no mesmo contexto. Assim, o presente projeto tem por objetivo, investigar a concepção do curso técnico em mineração do IFES, Campus Cachoeiro, de forma a propor medidas e metodologias de abordagens mais contextualizadas às questões sociais e ambientais com enfoque CTSA, e, consequentemente, ofertar ao mercado de trabalho profissionais mais aptos aos desafios que se apresentam. A pesquisa terá abordagem qualitativa e envolverá estudo da percepção dos alunos através de questionários e entrevistas, análise documental para avaliação curricular do curso de técnico em mineração e elaboração e validação de roteiros de visitas técnicas focadas no setor de mineração tendo como enfoque a abordagem CTSA. Como produto final, busca-se construir um manual de atividades com foco CTSA  e mostrar que a educação profissional precisa estar comprometida com a transformação de métodos de trabalho e com a formação de cidadãos críticos.