OS JOGOS ENTRE OS POVOS CIGANOS DO MUNICÍPIO DA SERRA: UM INSTRUMENTO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA
Última alteração: 2012-11-19
Resumo
Essa pesquisa em andamento pretende observar se a escola de Ensino Fundamental situada próxima à comunidade de ciganos no município da Serra – ES tem consciência da presença de seus membros na escola e como trabalha com conhecimentos peculiares aos alunos advindos dessa comunidade. Enfoca-se principalmente a utilização de jogos numa perspectiva do saber matemático e de uma forma de comunicação e expressão intrínseco de cada povo. O povo brasileiro tem a sua formação composta por uma diversidade cultural, o Estado do Espírito Santo não diverge dessa lógica. Cada um, a sua maneira, nos engrandeceu e também trouxe contribuições com suas presenças e experiências. Essa gente que constrói o seu presente e projeta o seu futuro em meio a um processo intercultural, sem a intenção de negar seus alicerces históricos, precisa se integrar com os demais participantes em ações comuns, como as escolares. A investigação iniciará pela busca em conhecer o povo cigano em sua constituição como parte da população em nosso estado, tendo como fontes a Secretaria de Cultura do Estado e o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Paralelamente, deseja-se identificar junto à escola qual o contingente de alunos da comunidade cigana enfocada e identificar a utilização de aspectos culturais desse grupo nas atividades escolares, especificamente na Matemática. Ao visitar a comunidade desses alunos será verificada a existência e a utilização de jogos. Caso a utilização seja positiva, determinar como a metodologia de jogos pode contribuir na promoção de estímulos capazes de direcionar a significados matemáticos formalmente requeridos. Quanto ao ambiente escolar, observar-se-á de que modo esse espaço realmente permite a contemplação e adequação de um currículo capaz de atender a esses diferentes grupos culturais, étnicos e sociais. Nesse sentido, por exemplo, será pertinente destacar propostas de ações pedagógicas que valorizem saberes das crianças e adolescentes advindos culturalmente desse grupo. Como produto da pesquisa, a pretensão é de elaborar um material sobre os jogos mais utilizados nas comunidades, evidenciando suas estratégias, saberes matemáticos intrínsecos e sugestões de atividades didáticas que podem ser utilizadas no partilhar do ensino e aprendizagem da matemática.