Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SISTEMA NERVOSO E SISTEMA ENDÓCRINO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA CTS

Marina Cadete da Penha, Manuella Villar Amado

Última alteração: 2012-11-24

Resumo


Materiais didáticos alternativos podem atuar como mediadores entre professor, aluno e o conhecimento, a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa. Entendemos que o papel do professor vai além da transmissão de conhecimento aos alunos, possuindo um papel de oportunizar por meio de práticas pedagógicas um ambiente de ensino que promova a formação de um aluno crítico, capaz de tomar decisão e compreender sobre os impactos da ciência e tecnologia na sociedade. Por isso, o objetivo desse projeto de pesquisa é produzir materiais didáticos alternativos para o ensino dos conteúdos de biologia: Sistema Nervoso e Sistema Endócrino sob uma perspectiva CTS. A metodologia utilizada nessa pesquisa será de cunho qualitativo. Num primeiro momento será produzido o material didático, em seguida buscaremos aplicar o material o quanto for necessário a fim de sua validação, sendo que sua avaliação será realizada através de questionários e entrevistas com alunos e professores da área. Por fim produziremos um manual para a construção dos materiais didáticos de forma que seja facilmente reproduzido pelos professores. Esperamos com essa pesquisa, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, a partir da construção de uma ferramenta de auxilio ao professor, e ser referência para a construção e utilização de novos materiais didáticos sob uma perspectiva CTS.